Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36175
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_AcaciaAraujoDeAssis_tcc.pdf532,68 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O ciclo hidrológico : proposta de uma atividade investigativa no contexto da educação do campo
Autor(es): Assis, Acácia Araújo de
Orientador(es): Silva, Wesley Pereira da
Assunto: Educação do campo
Alfabetização científica
Ciclo hidrológico
Data de apresentação: 13-Nov-2021
Data de publicação: 27-Set-2023
Referência: ASSIS, Acácia Araújo de. O ciclo hidrológico: proposta de uma atividade investigativa no contexto da educação do campo. 2021. 38 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências - Ciência é 10) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O ensino de ciências deve estar pautado em mais do que uma lista de conteúdos, mas é importante que traga discussões e temáticas relevantes de acordo com o contexto dos estudantes. Buscamos nesse trabalho identificar como que uma proposta de ensino por investigação potencializa a compreensão dos conceitos de ciclo hidrológico no contexto da escola do campo. Tendo em vista as discussões sobre como a baixa umidade do ar apresenta risco a queimadas, como o fenômeno da chuva ocorre, como o ciclo da água é importante para a floresta e agricultura, utilizando-se de notícias jornalísticas para que percebam o conhecimento científico e as interferências da Ciência ao seu redor. O tema abordado demonstrou variadas discussões quanto as relações entre a realidade do campo e o ensino de química, como questionamentos de aspectos sociais, econômicos, ambientais e científicos, como também contribuiu para o desenvolvimento da alfabetização científica dos estudantes. Percebeu-se então, que a AI proposta permitiu com que os estudantes, a partir de um tema associado à sua realidade, refletissem sobre um problema real, discutissem seus conhecimentos prévios e se apropriassem da linguagem científica a respeito da temática ciclo hidrológico.
Abstract: Science teaching should be based on more than a list of contents, but it is important that it brings relevant discussions and topics according to the context of the students. In this work, we seek to identify how a proposal for teaching by investigation enhances the understanding of the concepts of the hydrological cycle in the context of the rural school. In view of the discussions about how low air humidity poses a risk to burning, how the phenomenon of rain occurs, how the water cycle is important for the forest and agriculture, using journalistic news so that they understand scientific and the interferences of Science around you. The approached theme demonstrated several discussions regarding the relations between the field reality and the teaching of chemistry, such as questioning social, economic, environmental and scientific aspects, as well as contributing to the development of students' scientific literacy. It was then noticed that the proposed AI allowed students, based on a theme associated with their reality, to reflect on a real problem, discuss their previous knowledge and appropriate the scientific language regarding the hydrological cycle theme.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Instituto de Física, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental/Médio - "Ciência é 10"



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.