Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.author | Coêlho, André Luís Costa Bandeira | - |
dc.identifier.citation | COÊLHO, André Luís Costa Bandeira. Bienenstock: amostra de jogo eletrônico point-and-click baseado em cenário distópico coletivista. 2017. 112 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design) — Universidade de Brasília, Brasília, 2017. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho de graduação consistiu no desenvolvimento de uma
amostra de jogo eletrônico do gênero point-and-click adventure (gênero
caracterizado sobretudo por um significativo grau de imersão narrativa e pautado
primordialmente no mecanismo de cliques pelo mouse) centrado em uma realidade
social fictícia de caráter profundamente corrompido, na qual se evidencia uma
sobreposição de interesses coletivos a inclinações individuais. A confecção do
trabalho teve como objetivos principais transmitir uma tese contrária à perspectiva
social coletivista por meio da manifestação hiperbólica de aspectos do coletivismo
no universo ficcional gerado, e induzir potenciais jogadores a refletir a respeito das
consequências catastróficas resultantes de um funcionamento social pautado na
figura de uma entidade coletiva, à qual as liberdades de cada indivíduo do meio
social estariam, no fim das contas, submetidas.
Este relatório abrange o processo de desenvolvimento da amostra jogável
em sua totalidade, desde a estruturação do problema de design e sua condução
mais teórica até a resolução do problema por meio da geração do produto final de
fato. Traz, também, conclusões pertinentes a respeito do produto gerado e
posteriores comparações com o que fora definido como parâmetro durante a
execução do projeto. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Jogos eletrônicos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Distopia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Design de jogos | pt_BR |
dc.title | Bienenstock: amostra de jogo eletrônico point-and-click baseado em cenário distópico coletivista | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-09-27T18:07:53Z | - |
dc.date.available | 2023-09-27T18:07:53Z | - |
dc.date.submitted | 2017-12-04 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/36168 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present graduation project consisted of developing a playable prototype
of a point-and-click adventure computer game (a game genre that particularly stands
out for immersive narrative and focuses primarily on mouse-click mechanics) which
revolves around a profoundly corrupted, fictional social environment, in which
collective interests are clearly priorized over individual pursuits. The main objectives
behind the development of the project were to transmit a thesis contrary to a
collectivistic social perspective, which was done mostly by the exaggerated portraits
of aspects of collectivistic nature in the ficcional universe created for the game, and
also to spark some deeper thought into potential players in regards to the
catastrophic consequences of a social order built on the contemplation of a collective
entity, to which the liberty of each individual is ultimately sacrificed.
This report covers the whole development process of the aforementioned
playable prototype, from the definition of its design problem and its more theoretical
content to its resolution per se, which ultimately resulted in the making of the final
product. It also brings some pertinent conclusions regarding the outcome and some
subsequent comparison with what had been established as major parameters during
the development process. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Design
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