Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Silva, Rodrigo Rabello da | - |
dc.contributor.author | Silva, Isabella Cristina da | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Isabella Cristina da. Influência de práticas de incentivo à leitura para a utilização de bibliotecas escolares: um estudo do Projeto Calangos Leitores e da Escola Centro Educacional do Lago. 2023. 81 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho é um estudo de caso e busca investigar a influência de práticas
de incentivo à leitura para o acesso às bibliotecas escolares pelos estudantes e
diagnosticar a efetividade dos produtos, serviços e ações realizadas. Por meio de
questionário – aplicado com estudantes e coordenadores do projeto de incentivo à
leitura, além de profissionais responsáveis pelas bibliotecas – buscou-se identificar
aspectos sobre as práticas de incentivo à leitura em bibliotecas escolares, de modo
a caracterizar conceitualmente o público e o não-público, diagnosticar a influência do
projeto de incentivo à leitura estudado para a utilização da biblioteca escolar,
descrever os produtos e serviços ofertados pela biblioteca escolar para atendimento
dos estudantes e apresentar o grau de satisfação dos estudantes presentes na
amostra junto aos serviços da biblioteca escolar de sua instituição de ensino. Ao final
da pesquisa, foram visualizados aspectos das práticas informacionais dos
estudantes em relação à biblioteca escolar e os produtos ofertados por essa
instituição na comunidade atendida. Foi possível concluir que o projeto de incentivo
à leitura auxilia uma parcela dos estudantes a acessar a biblioteca escolar, mas
também afasta outros. Também foi possível observar que esforços são realizados na
biblioteca escolar para renovação do acervo, mas não tanto para práticas de
incentivo à leitura. Observa-se a ausência de ações de cunho cultural que abracem o
fomento à leitura no ambiente da biblioteca e sugere-se maior aprofundamento das
relações entre professor e bibliotecário para a criação e desenvolvimento de práticas
eficazes de incentivo à leitura. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Bibliotecas escolares | pt_BR |
dc.subject.keyword | Leitura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Usuários de bibliotecas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Projeto Calangos Leitores | pt_BR |
dc.title | Influência de práticas de incentivo à leitura para a utilização de bibliotecas escolares : um estudo do Projeto Calangos Leitores e da Escola Centro Educacional do Lago | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-09-27T17:42:09Z | - |
dc.date.available | 2023-09-27T17:42:09Z | - |
dc.date.submitted | 2023-02-15 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/36166 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present work is a case study and seeks to investigate the influence of practices
to encourage reading for access to school libraries by students and to diagnose the
effectiveness of products, services and actions performed. Through a questionnaire –
applied to students and coordinators of the reading incentive project, along with
professionals responsible for libraries – we sought to identify aspects of practices to
encourage reading in school libraries, in order to conceptually characterize the public
and non-public, to diagnose the influence of the reading incentive project studied for
the use of the school library, to describe the products and services offered by the
school library to serve students and present the degree of satisfaction among
students participating in the sample about the services of the school library of their
educational institution. At the end of the research, aspects of the students'
informational practices in relation to the school library and the products offered by
this institution in the community served were visualized. It was possible to conclude
that the reading incentive project helps a portion of the students to access the school
library, but also pushes away others. It was also possible to observe that efforts are
made in the school library to renew the collection, but not so much for reading
incentive practices. It is observed the absence of cultural actions that embrace the
promotion of reading in the library environment, and it is suggested a greater
deepening of the relations between professor and librarian for the creation and
development of effective practices to encourage reading. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Biblioteconomia
|