Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36163
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_GabrielMozartBuenoCarneiro_tcc (2).pdf1,01 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O papel dos serviços de informação em saúde da BIREME no combate à desinformação e à misinformação sobre a Covid-19
Autor(es): Carneiro, Gabriel Mozart Bueno
Orientador(es): Silva, Rodrigo Rabello da
Assunto: Informação
Serviços de informação
Covid-19
Bibliotecários - prática profissional
Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME)
Bibliotecas digitais
Data de apresentação: 1-Fev-2023
Data de publicação: 27-Set-2023
Referência: CARNEIRO, Gabriel Mozart Bueno. O papel dos serviços de informação em saúde da BIREME no combate à desinformação e à misinformação sobre a Covid-19. 2023. 81 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A pesquisa retrata a importância do trabalho realizado por bibliotecários no contexto da pandemia de Covid-19. Propõe-se apresentar o protagonismo profissional no desenvolvimento de ferramentas e de fontes, bem como a realização de mediação de informação confiável para usuários especializados e não especializados. Objetiva-se, especificamente, 1. Analisar políticas e metodologias registradas em documento(s) ou legislação do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME) que possam descrever o desenvolvimento de ferramentas de informação criadas pela Biblioteca Virtual de Saúde (BVS); 2. Identificar e descrever como os profissionais do BIREME lidam com a “infodemia” e com a desinformação no contexto da pandemia de Covid-19; e 3. Apresentar e descrever os serviços e/ou produtos do BIREME que atendem aos pesquisadores brasileiros e estrangeiros no desenvolvimento de vacinas e medicamentos e que também atendem usuários externos para o combate a (mis/des)informação sobre Covid-19. Para tanto, realizou-se um estudo documental como subsídio para investigar a atuação do bibliotecário com vistas a atender usuários especializados e não especializados no âmbito da BVS e descrever a ferramenta Vitrine do Conhecimento: Infecção por Coronavírus (Covid-19). Encontrou-se nas Vitrines do Conhecimento a informação disseminada de maneira detalhada e disposta de acordo com as dúvidas levantadas por usuários comuns, cientistas e pesquisadores. As ferramentas abordam temáticas especializadas em saúde e disponibilizam a informação de maneira organizada e de fácil acesso. A Vitrine do Conhecimento possibilita a disseminação da informação de maneira verificada e de qualidade, utilizando-se de metodologias técnico-científicas definidas pela BIREME.
Abstract: The research portrays the importance of the work done by librarians in the context of the Covid-19 pandemic. It is proposed to present the professional protagonism in the development of tools and sources, as well as the realization of reliable information mediation for specialized and non-specialized users. 1. To analyze policies and methodologies registered in a document(s) or legislation of the Latin American and Caribbean Center for Information in Health Sciences (BIREME) that can describe the development of information tools created by the Virtual Health Library (VHL); 2. Identify and describe how BIREME professionals deal with the "infodemia" and disinformation in the context of the Covid-19 pandemic19; and 3. Present and describe the services and/or products of BIREME that serve Brazilian and foreign researchers in the development of vaccines and medicines and that also serve external users to combat (mis/des) information about Covid-19. For this, a documentary study was carried out as a subsidy to investigate the role of the librarian in order to serve specialized and nonspecialized users within the VHL and describe the tool Showcase of Knowledge: Coronavirus Infection (Covid-19). It was found in the Knowledge Showcases the information disseminated in a detailed way and disposed according to the doubts raised by ordinary users, scientists and researchers. The tools address specialized issues in health and provide information in an organized way and easily accessible, the Showcase of Knowledge enables the dissemination of informatio.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Biblioteconomia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.