Título: | Acessibilidade em interfaces de serviços digitais de bibliotecas : um estudo de identificação e de análise a partir dos componentes de rotulação da arquitetura da informação |
Autor(es): | Santos, Blena Estevam dos |
Orientador(es): | Silva, Márcio Bezerra da |
Assunto: | Arquitetura da informação Acessibilidade digital Bibliotecas digitais Catálogos de bibliotecas Interfaces (Computadores) Acessibilidade digital |
Data de apresentação: | 13-Fev-2023 |
Data de publicação: | 27-Set-2023 |
Referência: | SANTOS, Blena Estevam dos. Acessibilidade em interfaces de serviços digitais de bibliotecas: um estudo de identificação e de análise a partir dos componentes de rotulação da arquitetura da informação. 2023. 119 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | Pesquisa que analisa a presença da acessibilidade nas interfaces de serviços digitais
de Instituições de Ensino Superior do Distrito Federal a partir dos componentes de
rotulação da Arquitetura da Informação. Fundamenta a pesquisa em conceitos de
bibliotecas digitais, na forma de pensar e estruturar o design de interfaces a partir da
Arquitetura da Informação, no elenco de tipos de deficiência e no conjunto de
possibilidades que promovem o acesso inclusivo e democrático à informação pelas
pessoas com deficiência, considerando como a acessibilidade na web pode ser
pensada e avaliada segundo diretrizes e validações técnicas. Caracteriza-se como um
estudo de método dedutivo, de natureza básica e de classificação descritiva, adotando
os procedimentos bibliográfico e documental e a abordagem qualitativa. Coleta dados
em um conjunto de serviços digitais ofertados por Instituições de Ensino Superior do
Distrito Federal identificadas no portal do e-MEC, considerando a nota mais alta do
Índice Geral de Cursos o do Conceito Institucional. Resulta em um corpus formado
por uma instituição pública e três de caráter privado, sendo uma biblioteca digital e
três catálogos online, ao passo que recursos de acessibilidade foram identificados em
três das quatro interfaces analisadas. Verifica-se, ainda, que os rótulos empregados
para representar os recursos de acessibilidade atingem níveis de conformidade das
Web Content Accessibility Guidelines 2.1 (A, AA e AAA). Conclui-se que a
acessibilidade é promovida nas interfaces dos serviços digitais a partir dos recursos
alto contraste, alteração do tamanho da fonte e atalhos (comandos por teclado),
segundo rótulos (textuais e icônicos) consistentes e alinhados a diretrizes específicas,
os quais facilitam a compreensão das informações dispostas e auxiliam na navegação
de pessoas com deficiência dos tipos visual e motora, e que a biblioteca digital se
destaca pelos encargo, visual e posicionamento dos recursos na interface. |
Abstract: | Research that analyzes the presence of accessibility in the interfaces of digital services
of Higher Education Institutions in the Federal District from the components of labeling
of Information Architecture. It bases the research on concepts of digital libraries, on
the way of thinking and structuring the design of interfaces based on Information
Architecture, on the list of types of disabilities and on the set of possibilities which
promote the inclusive and democratic access to information by people with disabilities,
considering how accessibility on the web can be thought of and evaluated according
to technical guidelines and validations. It is characterized as a deductive method study,
of basic nature and descriptive classification, adopting bibliographic and documental
procedures and a qualitative approach. It collects data in a set of digital services
offered by Higher Education Institutions of the Federal District identified in the e-MEC
portal, considering the highest score of the General Index of Courses or the Institutional
Concept. It results in a corpus formed by one public institution and three private ones,
being one digital library and three online catalogs, while accessibility resources were
identified in three of the four analyzed interfaces. It is also verified that the labels used
to represent accessibility resources reach compliance levels of the Web Content
Accessibility Guidelines 2.1 (A, AA and AAA). It is concluded that accessibility is
promoted in the interfaces of digital services from the resources high contrast, change
of font size and shortcuts (keyboard commands), according to consistent labels
(textual and iconic) and aligned to specific guidelines, which facilitate the
understanding of the information available and assist in the navigation of people with
visual and motor disabilities, and that the digital library stands out by the burden, visual
and positioning of resources on the interface. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2023. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Biblioteconomia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.