Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36130
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_MayraLayanneSilvaDeSouza_tcc.pdf2,29 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Introdução de culturas agrícolas inovadoras na agricultura familiar do Distrito Federal: relatório de estágio de atividades de extensão
Autor(es): Souza, Mayra Layanne Silva de
Orientador(es): Nogueira, Solange da Costa
Assunto: Agricultura familiar
Agricultura familiar - Distrito Federal
Grãos
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 26-Set-2023
Referência: SOUZA, Mayra Layanne Silva de. Introdução de culturas agrícolas inovadoras na agricultura familiar do Distrito Federal: relatório de estágio de atividades de extensão. 2022. 47 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O presente trabalho consiste no relatório de estágio, como bolsista PIBEX-UnB, realizado junto ao projeto de extensão universitária “Introdução de culturas agrícolas inovadoras na agricultura familiar do Distrito Federal com foco no mercado de grãos integrais orgânicos e seus processados”, cujo objetivo é incentivar e apoiar agricultores familiares do Distrito Federal no cultivo de culturas graníferas inovadoras, como é o caso da quinoa. No caso deste estágio as atividades foram desenvolvidas no período de novembro de 2019 a dezembro de 2021 e se concentraram em uma propriedade rural familiar, participante do projeto chamada Chácara Abraão localizada no Núcleo Rural Contagem em Sobradinho no Distrito Federal. As ações desenvolvidas abrangeram as seguintes atividades: visitas a propriedade, realização de análise química e física do solo, recomendações de calagem e adubação para cultura da quinoa orgânica, determinação do tipo de textura do solo, teste de infiltração para determinar a velocidade de infiltração básica e elaboração de propostas de conservação do solo. As recomendações tiveram como embasamento a análise química e física do solo, procedendo a sugestão de aplicar 2,628 ton/ha de calcário dolomítico, dividido em 2 ton/ha no primeiro ano e 0,628 ton/ha no ano seguinte para a área onde o teor de saturação do solo apresentou-se inferior ao teor de saturação exigido pela cultura. Com relação a adubação para o cultivo da quinoa orgânica foram recomendados a aplicação de 750kg de esterco de galinha, 137,5 kg de Yoorin e 309,52 kg de K-Mag. Já análise da textura do solo demonstrou que o solo da Chácara Abraão é do tipo arenosa pertencente ao subagrupamento franco arenosa. Adicionalmente, o teste de infiltração, revelou que o solo apresenta alta velocidade de infiltração básica da água (6,351 mm/min), requerendo práticas que contribuam para retenção da umidade do solo. Após o levantamento destes dados foram elaboradas propostas de práticas conservacionistas do solo com a inclusão do capim vetiver (Vetiveria zizanioides) como cordões de vegetação, e, a crotalária (Crotalária Juncea) como adubação verde visando a melhoria do solo. A realização destas atividades possibilitou a vivência prática do conhecimento acadêmico em uma situação real com o produtor, contribuindo para a formação profissional à realidade da sociedade na qual é um dos objetivos da extensão universitária.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Agronomia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.