Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/3612
Título: | Abordagem dos temas de geociências no 6º ano do ensino fundamental no Distrito Federal : análise dos temas em livros didáticos, conhecimento dos alunos e recursos didáticos utilizados pelos professores do DF |
Autor(es): | Nascimento, Danielle da Silva |
Orientador(es): | Santucci, Rodrigo Miloni |
Assunto: | Geociências - estudo e ensino Material didático - avaliação Currículo escolar |
Data de apresentação: | 6-Dez-2011 |
Data de publicação: | 25-Mai-2012 |
Referência: | NASCIMENTO, Danielle da Silva. Abordagem dos temas de geociências no 6º ano do ensino fundamental no Distrito Federal: análise dos temas em livros didáticos, conhecimento dos
alunos e recursos didáticos utilizados pelos
professores do DF. 2011. 48 f., il. Monografia (Licenciatura em Ciências Naturais) — Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2011. |
Resumo: | Foi realizada uma análise de como os temas geocientíficos são retratados nos livros didáticos de ciências para o 6º ano do Ensino Fundamental adotados por escolas do Distrito Federal, fazendo uma correlação com os Parâmetros Curriculares Nacionais. Os livros apresentaram erros conceituais, alguns não sugerem atividades propostas pelos PCN e em outro não foram encontrados conteúdos importantes para o ensino de Geociências. Além disso, foi realizada uma pesquisa com nove professores para averiguar quais recursos didáticos utilizam. O livro didático foi o recurso mais utilizado por eles sendo que mais da metade desses professores não participaram da escolha do livro adotado. A maioria dos alunos que participaram da pesquisa revelou que não reconhece a total importância do estudo da Terra e não tem a certeza de como o modelo da estrutura interna da Terra foi formulado. |
Abstract: | It has been performed an analysis on how geoscientific topics are treated in science textbooks for the 6th grade of elementary school used by schools in Distrito Federal in the light of the recommendations of the document National Curricular Parameters (PCN). The textbooks analyzed presented conceptual errors, some of them do not suggest activities proposed by the PCN, and one of them does not have some key information used for the teaching Geosciences. Moreover, a survey with nine teachers has been performed in order to verify which teaching resources are in use in classroom. The textbook was the main resource used in classroom and more than half of these teachers did not participated in the choice of textbook adopted by the school. Most of the surveyed students revealed that they are not aware of the importance of studying the Earth and are not sure on how the model of the Earth's internal structure has been formulated. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, 2011. |
Aparece na Coleção: | Ciências Naturais
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons