Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3611
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_DiogenesdeAbreuFagundes.pdf2,42 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Comprometimento organizacional : diagnóstico em organizações nacionais
Autor(es): Fagundes, Diógenes de Abreu
Orientador(es): Guimarães, Tomás de Aquino
Assunto: Comprometimento organizacional
Comportamento organizacional
Data de apresentação: 7-Dez-2011
Data de publicação: 25-Mai-2012
Referência: FAGUNDES, Diógenes de Abreu. Comprometimento organizacional: diagnóstico em organizações nacionais. 2011. 101 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O tema comprometimento organizacional há muito se faz presente nos estudos concernentes a gestão empresarial. A princípio as linhas de estudo sugeriam que esta ligação entre funcionário e a organização se daria em virtude de um único fator, seria unidimensional. No entanto, com o decorrer das pesquisas outra linha de pensamento foi construída. De acordo com esta, o comprometimento seria multidimensional, teria fatores diversos que ligaria o indivíduo à empresa. É nessa linha de raciocínio que se segue neste estudo. Aqui foi procurado dar uma nova abordagem aos estudos já realizados. Para tal, foi aplicado um questionário sugerido por Medeiros (2003). Este, denominado Escala de Bases do Comprometimento Organizacional (EBACO), é constituído de sete diferentes bases que mensuram o comprometimento dos indivíduos no contexto organizacional. Este instrumento foi aplicado em nível nacional a fim de que se pudesse identificar diferenças em razão dos dados demográficos, tais como idade, sexo, tipo de organização em que o indivíduo trabalha - pública ou privada – e local onde exerce suas atividades. Os resultados demonstram que as especificidades dos respondentes influenciam diretamente na maneira como estes se comprometem com suas organizações. Apesar de haver indicadores globais de comprometimento, em relação a cada uma das bases propostas pelo autor citado, o que revela que a amostra coletada possui alto comprometimento, ao se analisar os dados demográficos, as discrepâncias são várias. As pessoas que trabalham em organizações privadas, como exemplo, tendem a se comprometer mais, de maneira geral, do que aqueles que atuam em instituições públicas, assim como os indivíduos de centros menores tendem a estabelecer uma relação mais íntima com a organização onde trabalham. Portanto, através das respostas dadas a esta pesquisa, é possível que se tenha uma noção embasada estatisticamente sobre como se comportam os trabalhadores em distintas situações país.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons