Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36106
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_MariaGabrielaDaSilva_tcc.pdf1,3 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação de infestação de Moleque-da-bananeira e Falso-moleque-da-bananeira em quatro cultivares de banana sob diferentes doses de água e adubação
Autor(es): Silva, Maria Gabriela da
Orientador(es): Peixoto, José Ricardo
Assunto: Bananeira
Bananeira - cultivo
Bananeira - doenças e pragas
Adubos e fertilizantes
Data de apresentação: 9-Mai-2022
Data de publicação: 26-Set-2023
Referência: SILVA, Maria Gabriela da. Avaliação de infestação de Moleque-da-bananeira e Falso-moleque-da-bananeira em quatro cultivares de banana sob diferentes doses de água e adubação. 2022. 30 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A banana é uma das frutas mais importantes do mundo, tanto no que se refere à produção quanto à comercialização. Dentre os problemas que acometem a cultura da banana, diminuindo significativamente a produção, está o ataque de pragas. Entre as pragas estão o Moleque-da-bananeira (Cosmopolites sordidus) e o Falso-moleque-da bananeira (Metamasius hemipterus). O objetivo deste trabalho foi avaliar a ocorrência de Cosmopolites sordidus e de Metamasius hemipterus em quatro variedades de banana sob diferentes doses de água e adubo. O experimento foi conduzido, na Fazenda Experimental Água Limpa (FAL-UnB) de propriedade da Universidade de Brasília. A implantação do experimento agronômico ocorreu da seguinte forma: Foram utilizadas mudas de quatro cultivares de banana (Grand Naine, Prata Anã, Tropical e Conquista). Os quatro experimentos foram conduzidos em blocos casualizados, com quatro repetições, formadas por cinco doses de água e por cinco doses de adubo, totalizando 25 tratamentos e 100 parcelas. Utilizou-se no experimento, iscas do tipo “queijo”, provenientes de pseudocaules das bananeiras. Os dados foram submetidos a análise de variância, pelo teste de F, ao nível de 5% de probabilidade, e as médias foram agrupadas pelo teste de Scott Knott. Houve diferenças significativas do quantitativo de Moleque verdadeiro (M.V) e Falso Moleque (M.F) nas avaliações das interações Variedade x Adubo, Variedade x H2O e não houve efeito significativo da interação H2O x Adubo. Para Moleque verdadeiro a variedade Grand Naine (9 anos) apresentou maior infestação. Já para Falso moleque foi a variedade Prata Anã (9 anos) que obteve maior infestação. Ressalta-se que, as interações de água com adubo nas variedades Grand Naine e Prata Anã apresentaram maior incidência de Moleque verdadeiro e Falso moleque.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Agronomia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.