Título: | Marcas de cerveja nas redes sociais: uma análise do engajamento dos perfis das cervejas favoritas dos brasileiros |
Autor(es): | Faria, Rafael Alves |
Orientador(es): | Codá, Renato Calhau |
Coorientador(es): | Farias, Josivania Silva |
Assunto: | Redes sociais on-line Marca Marca de produtos Marketing na Internet Interatividade (Internet) |
Data de apresentação: | 28-Set-2022 |
Data de publicação: | 22-Set-2023 |
Referência: | FARIA, Rafael Alves. Marcas de cerveja nas redes sociais: uma análise do engajamento dos perfis das cervejas favoritas dos brasileiros. 2022. 63 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | Este estudo busca analisar fatores determinantes que impactaram em um alto
desempenho de engajamento nas publicações das marcas Budweiser, Heineken e
Stella Artois no Facebook e no Instagram. O presente trabalho possui como
objetivos específicos 1) caracterizar as marcas de cerveja que são objeto de estudo;
2) levantar dados do desempenho de engajamento nas redes sociais das marcas
estudadas; 3) identificar os tipos de publicação que mais geram engajamento nas
redes sociais selecionadas; 4) levantar fatores comuns das publicações que mais
geram engajamento dos consumidores. Para isso, foi calculado o engajamento, de
acordo com a fórmula de Biancovilli, Picanço e Jurberg (2017), utilizando dados de
reações, curtidas, comentários e compartilhamentos de todas as postagens dessas
marcas entre as redes sociais citadas durante todo o período do primeiro semestre
de 2022 e, a partir disso, os posts com maior desempenho de engajamento foram
priorizados para análise. A partir do recorte, foram observadas características
referentes ao conteúdo visual, ao conteúdo escrito e a data das publicações. Como
resultado, foi possível observar que, apesar de serem analisadas as mesmas
marcas, os públicos do Facebook e do Instagram são estimulados por diferentes
aspectos ao engajar com as publicações do mercado priorizado no estudo. Além
disso, nota-se que a quantidade de seguidores do perfil não é um fator determinante
para que suas publicações sejam engajadas, mas sim o tipo de conteúdo visual e
escrito de cada postagem, onde no Facebook a preferência é por posts de
convencimento e com uma comunicação focada na experiência com o produto,
enquanto no Instagram são conteúdos focados em entreter os usuários e com uma
linguagem pessoal que busca se conectar com os consumidores. Portanto, o
trabalho contribui para que marcas de cerveja possam melhoras seus resultados de
engajamento ao tomar decisões mais assertivas através de um maior entendimento
de como criar conteúdos relevantes para os usuários do Facebook e do Instagram. |
Abstract: | The study seeks to analyze determining factors that impacted a high performance of
engagement in publications of Budweiser, Heineken and Stella Artois on Facebook
and Instagram. The present work has the following specific objectives 1) characterize
the beer brands that are the object of study; 2) collect data on the engagement
performance on social networks of the studied brands; 3) identify the types of
publications that generate the most engagement on selected social networks; 4)
raise common factors of publications that generate more consumer engagement.
Consequently, engagement was calculated, according to the formula of Biancovilli,
Picanço and Jurberg (2017), using data from reactions, likes, comments and shares
of all posts by these brands among the social networks mentioned throughout the
period of the first half of 2022 and the posts with the highest engagement
performance were prioritized for analysis. Therefore, characteristics related to visual
content, written content and the date of publications were observed. Despite being
analyzed the same brands, it was possible to observe that the audiences of
Facebook and Instagram are stimulated by different aspects when engaging with the
publications of the market prioritized in the study. On top of that, it is noted that the
number of profile followers is not a determining factor for your publications to be
engaged, but rather the type of visual and written content of each post. On Facebook
the preference is for persuasive posts and communication focused on the experience
with the product, while on Instagram they are content focused on entertaining users
and a personal language that seeks to connect with consumers. Therefore, the work
contributes beer brands to improve their engagement results by means of more
assertive decisions through a greater understanding of how to create relevant
content to Facebook and Instagram users. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2022. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Administração
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.