Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Cigales, Marcelo Pinheiro | - |
dc.contributor.author | Pretto, Odara | - |
dc.identifier.citation | PRETTO, Odara. Implementação da Lei 10.639/2003 nas Escolas do Distrito Federal: uma análise dos Projetos Políticos Pedagógicos. 2023. 48 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Sociais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho analisa a aplicação da Lei 10.369/2003 nos Projetos Políticos
Pedagógicos (PPP) das Regiões Administrativas (RA) do Plano Piloto e de São
Sebastião pertencentes ao Distrito Federal. As RAs foram selecionadas pelo maior e
menor percentual de negros e renda bruta média respesctivamente, conforme Pesquisa
Distrital por Amostra de Domicílios elaborado pela Companhia de Planejamento do
Distrito Federal (CODEPLAN), no ano de 2021. A lei referida obriga o ensino da
História e Cultura Afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio,
a fim de trazer uma perspectiva não eurocêntrica acerca da luta dos negros no Brasil, a
cultura negra brasileira e o resgate da contribuição do negro na formação da sociedade
nacional, conforme explicitado no § 1
o do Art. 26-A. Discute-se teoricamente a
importância da educação étnico-racial na formação do cidadão através de duas ativistas
negras que são referência ao tratarmos da temática: Lélia Gonzalez e Nilma Lino
Gomes. Entre os resultados conseguimos observar que mesmo em cidades onde 74%
(São Sebastião) da população é negra, o desenvolvimento da temática no Projeto
Político Pedagógico ocorre de forma semelhante onde o percentual de negros é menor,
como o Plano Piloto, que tem apenas 37,5%, o que demonstra que o Projeto Político
Pedagógico nem sempre reflete as características da comunidade escolar e local para a
discussão de uma educação anti-racista. Também constata-se que em 60% dos PPPs
analisados a aplicação da lei se dá apenas ao que se refere ao § 2
o do Art. 26-A, que
institui o Dia Nacional da Consciência Negra. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Brasil. Lei n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003 | pt_BR |
dc.subject.keyword | Distrito Federal (DF) - educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Projeto político-pedagógico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação étnico-racial | pt_BR |
dc.subject.keyword | Relações étnico-raciais | pt_BR |
dc.subject.keyword | História e cultura afrobrasileira e africana | pt_BR |
dc.title | Implementação da Lei 10.639/2003 nas Escolas do Distrito Federal: uma análise dos Projetos Políticos Pedagógicos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-09-22T18:12:49Z | - |
dc.date.available | 2023-09-22T18:12:49Z | - |
dc.date.submitted | 2023-02-16 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/36059 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This paper analyzes the application of Law 10.369/2003 in the Pedagogical Political
Projects (PPP) of the Administrative Regions (AR) of the Plano Piloto and São
Sebastião belonging to the Federal District. The AR’s were selected by the highest and
lowest percentage of blacks and average gross income respectively, according to the
District Survey by Sample of Households prepared by the Planning Company of the
Federal District (CODEPLAN) in 2021. The aforementioned law requires the teaching
of Afro-Brazilian History and Culture in elementary and high school establishments, in
order to bring a non-Eurocentric perspective on the struggle of blacks in Brazil, the
Brazilian black culture and the rescue of the contribution of blacks in the formation of
national society, as explained in § 1 of Art. 26-A. The importance of ethnic-racial
education in the formation of citizens is theoretically discussed through two black
activists who are a reference when dealing with the theme: Lélia Gonzalez and Nilma
Lino Gomes. Among the results we can observe that even in cities where 74% (São
Sebastião) of the population is black, the development of the Pedagogical Political
Project occurs in a similar way where the percentage of blacks is lower, such as the
Plano Piloto, which has only 37.5%, which demonstrates that the Pedagogical Political
Project does not always reflect the characteristics of the school and local community. It
is also found that in 60% of the PPP’s analyzed the application of the law occurs only to
what refers to § 2 of Art. 26-A, which establishes the National Day of Black
Consciousness. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Ciências Sociais - Sociologia
|