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dc.contributor.advisorCaruso, Haydée Glória Cruz-
dc.contributor.authorDutra, Mariana Moreno-
dc.identifier.citationDUTRA, Mariana Moreno. Entre “Escola de Marginais” e “Escola de Campeões”: interpretações da militarização do Centro Educacional 07 de Ceilândia (DF). 2023. 162 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Sociais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2023.pt_BR
dc.description.abstractNo presente trabalho analiso o fenômeno da militarização das escolas públicas no Distrito Federal (DF), a partir do Projeto de Gestão Compartilhada, enquanto política educacional, com foco no diagnóstico dos efeitos da militarização no Centro Educacional 07 de Ceilândia (CED 07 de Ceilândia), e renomeado como Colégio Cívico-Militar Centro Educacional 07 de Ceilândia. A percepção das interpretações da comunidade escolar sobre a adesão ao Projeto, tornando-a uma escola militarizada, com a Gestão Compartilhada, foi possível com a realização de um estudo de caso combinado à experiência etnográfica. Os objetivos gerais visam compreender se os objetivos previstos para o Projeto Escola Gestão Compartilhada, que constam no artigo 2º da Portaria Conjunta nº 22/2020, foram alcançados na escola piloto CED 07 de Ceilândia. A análise da pesquisa foi construída em face às interpretações das pessoas entrevistadas - durante a realização do trabalho de campo nos meses de agosto a dezembro de 2022 -, que compõem a comunidade escolar. Em continuidade, empreendi uma análise de perfil e realidade da comunidade escolar, por meio de documentos da Secretaria de Educação do DF (SEEDF); dados do Conselho de Classe Discente, organizado pelo Serviço de Orientação Educacional (SOE); dados das Ocorrências Registradas pelo Batalhão Escolar da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF); dados da Secretaria Escolar do CED 07, disponibilizados pela Coordenação Pedagógica; e, os Projetos Político-Pedagógicos, com o marco firmado da implementação da militarização, abrangendo os anos de 2019 a 2021. De forma a apreender as funções sociais da escola em um contexto que policiais militares passam a atuar na educação básica pública, como justificativa de promoção de segurança e combate à violência na vida de jovens estudantes, utilizei como referenciais teóricos as implicações da promoção de segurança pública pelo Estado (MUNIZ, 2007, 2011, 2014; OLIVEIRA, 1985; ZALUAR, 2014), o combate à violência e as práticas estatais que produzem rotulações de sujeição criminal (MISSE, 2010), atingindo (e tendo como alvo majoritário) a juventude negra (GONZALEZ, 1979). A produção dos discursos de verdade (FOUCAULT, 2007) propagados pela Gestão escolar (pedagógica e disciplinar) sobre a efetividade da Gestão Compartilhada, foram cruciais para a adesão e defesa de uma implementação exitosa ao Projeto pela comunidade (intra e extra) escolar. Isto posto, observei que a Gestão Compartilhada não atingiu seus objetivos. As categorizações empregadas no combate à violência e promoção de segurança, sob a narrativa de que “posso focar na parte pedagógica, pois sei que há uma equipe focada em cuidar do disciplinar”, atravessam a escolha para militarizar o CED 07. Os problemas que a escola enfrentava anteriormente, que a colocava como “Escola de Marginais”, foram apenas abafados. A economia dos discursos de verdade funcionaram na escola por meio da investida da Gestão escolar em pintar à comunidade (interna e externa) que a escola necessita da presença militar para se concretizar como uma "Escola de Campões".pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordMilitarizaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação militarpt_BR
dc.subject.keywordEscolas públicaspt_BR
dc.subject.keywordEscolas públicas - gestão compartilhadapt_BR
dc.subject.keywordDistrito Federal (DF)pt_BR
dc.subject.keywordDistrito Federal (DF)pt_BR
dc.subject.keywordDistrito Federal (DF) - escolas públicaspt_BR
dc.titleEntre “Escola de Marginais” e “Escola de Campeões”: interpretações da militarização do Centro Educacional 07 de Ceilândia (DF)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-09-22T18:12:01Z-
dc.date.available2023-09-22T18:12:01Z-
dc.date.submitted2023-04-24-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/36058-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.contributor.advisorcoKlein, Stefan Fornos-
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