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dc.contributor.advisorCoelho, Christiane Machado-
dc.contributor.authorLoiola, Diego Rodrigues de-
dc.identifier.citationLOIOLA, Diego Rodrigues de. “Na correria”: dinâmicas dos entregadores de aplicativo no espaço urbano do Distrito Federal. 2023. 81 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Sociais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA uberização do trabalho, fundada na negação de direitos, tem gerado impactos que reconfiguram o mundo do trabalho. Os entregadores de aplicativos, através de um autogerenciamento subordinado às empresas, sofrem com rendimentos incompatíveis aos seus esforços e são responsabilizados pelos riscos que esta atividade oferece. Sem vínculos, essas pessoas transitam e fazem estadia nos mais diversos espaços das cidades, como praças, árvores, estacionamentos, pontos de apoio – de diferentes qualidades, seja em espaços públicos ou privados. Considerando que a falta de um local de referência e de segurança também compõe a precarização do trabalho, o objetivo desta pesquisa foi identificar como ocorrem as dinâmicas de ocupação do espaço urbano por esses entregadores enquanto realizam as entregas. Dinâmicas sendo entendidas como: i) dinâmica da escolha dos locais de entrega; ii) dinâmicas no trânsito; e iii) dinâmicas dos locais de descanso e espera. Como metodologia foram utilizadas quatro estratégias, sendo elas: análise de 39 entrevistas semiestruturadas onlines com entregadores de aplicativo realizadas entre janeiro e fevereiro de 2021; entrevistas semiestruturadas com 11 entregadores em junho de 2023; entrevista com o deputado Fábio Félix, autor da lei dos pontos de apoio no Distrito Federal (DF); e visitas a três pontos de apoio localizados no DF. Os resultados demonstram que a Região Administrativa (RA) do Plano Piloto é o principal local de escolha para realização das entregas, mesmo que a maioria desses entregadores morem em RAs distantes. Os locais ocupados durante as entregas vão de árvores, calçadas e partes de trás de restaurantes aos pontos de apoio institucionalizados no DF. Essas escolhas estão sujeitas aos conflitos com moradores, donos de estabelecimentos e a oferta dos pontos de apoio. No trânsito é onde veem o maior risco para atividade, seguido da exposição à inseguranças e assaltos. Através dos depoimentos e da avaliação da literatura pertinente, pode-se perceber que, ao realizar seu trabalho, esses entregadores impactam na dinâmica dos espaços da cidade, assim como ela impacta nas estratégias construídas por eles. Portanto, é necessário estimular ações e espaços de novos pontos de apoio, das leis de trânsito e de conscientização da população, que garantam a dignidade desses sujeitos enquanto esperam, descansam e realizam entregas.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAplicativo de entrega de deliverypt_BR
dc.subject.keywordMercado informalpt_BR
dc.subject.keywordPrecarizaçãopt_BR
dc.subject.keywordTrabalhopt_BR
dc.subject.keywordTrabalho - precarizaçãopt_BR
dc.subject.keywordTrabalho - terceirizaçãopt_BR
dc.subject.keywordDistrito Federal (DF)pt_BR
dc.title“Na correria”: dinâmicas dos entregadores de aplicativo no espaço urbano do Distrito Federalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-09-22T18:10:42Z-
dc.date.available2023-09-22T18:10:42Z-
dc.date.submitted2023-07-28-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/36056-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The uberization of work (or gig economy), based on the denial of rights, has generated impacts that reconfigure the world of work. Through self-management subordinated to companies, app delivery workers suffer from incomes incompatible with their efforts and are held responsible for the risks that this activity offers. Without ties, these people move and stay in the most diverse spaces of cities, such as squares, trees, parking lots, support points - of different qualities, whether in public or private spaces. Considering that the absence of a place of reference and security also makes up the precarization of work, the objective of this research was to identify how the dynamics of occupation of urban space by these couriers occur while making deliveries. Dynamics being understood as: i) dynamics of the choice of delivery locations; ii) dynamics in traffic; and iii) dynamics of resting and waiting places. Four strategies were used as methodology: analysis of 39 online semi-structured interviews with app deliverers conducted between January and February 2021; semi-structured interviews with 11 deliverers in June 2023; interview with Congressman Fábio Félix, author of the law on support points in the Distrito Federal (DF); and visits to three support points located in the DF. The results show that the Region Administrative (RA) of Plano Piloto is the main place of choice for deliveries, even though most of these deliverers live in distant RAs. The locations occupied during deliveries range from trees, sidewalks and the back of restaurants to institutionalized support points in the DF. These choices are affected by conflicts with residents, owners of establishments and the offer of support points. Traffic is where they see the biggest risk for the activity, followed by exposure to insecurity and assaults. Through the interviews and the analysis of the relevant literature, it can be seen that, in carrying out their work, these deliverers have an impact on the dynamics of the city's spaces, as well as on the strategies built by them. Therefore, it is necessary to stimulate actions and spaces for new support points, traffic laws and public awareness, which guarantee the dignity of these individuals while waiting, resting and making deliveries.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Sociologia



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