Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Coelho, Christiane Machado | - |
dc.contributor.author | Loiola, Diego Rodrigues de | - |
dc.identifier.citation | LOIOLA, Diego Rodrigues de. “Na correria”: dinâmicas dos entregadores de aplicativo no espaço urbano do Distrito Federal. 2023. 81 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Sociais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A uberização do trabalho, fundada na negação de direitos, tem gerado impactos que
reconfiguram o mundo do trabalho. Os entregadores de aplicativos, através de um
autogerenciamento subordinado às empresas, sofrem com rendimentos incompatíveis aos seus
esforços e são responsabilizados pelos riscos que esta atividade oferece. Sem vínculos, essas
pessoas transitam e fazem estadia nos mais diversos espaços das cidades, como praças, árvores,
estacionamentos, pontos de apoio – de diferentes qualidades, seja em espaços públicos ou
privados. Considerando que a falta de um local de referência e de segurança também compõe a
precarização do trabalho, o objetivo desta pesquisa foi identificar como ocorrem as dinâmicas
de ocupação do espaço urbano por esses entregadores enquanto realizam as entregas. Dinâmicas
sendo entendidas como: i) dinâmica da escolha dos locais de entrega; ii) dinâmicas no trânsito;
e iii) dinâmicas dos locais de descanso e espera. Como metodologia foram utilizadas quatro
estratégias, sendo elas: análise de 39 entrevistas semiestruturadas onlines com entregadores de
aplicativo realizadas entre janeiro e fevereiro de 2021; entrevistas semiestruturadas com 11
entregadores em junho de 2023; entrevista com o deputado Fábio Félix, autor da lei dos pontos
de apoio no Distrito Federal (DF); e visitas a três pontos de apoio localizados no DF. Os
resultados demonstram que a Região Administrativa (RA) do Plano Piloto é o principal local
de escolha para realização das entregas, mesmo que a maioria desses entregadores morem em
RAs distantes. Os locais ocupados durante as entregas vão de árvores, calçadas e partes de trás
de restaurantes aos pontos de apoio institucionalizados no DF. Essas escolhas estão sujeitas aos
conflitos com moradores, donos de estabelecimentos e a oferta dos pontos de apoio. No trânsito
é onde veem o maior risco para atividade, seguido da exposição à inseguranças e assaltos.
Através dos depoimentos e da avaliação da literatura pertinente, pode-se perceber que, ao
realizar seu trabalho, esses entregadores impactam na dinâmica dos espaços da cidade, assim
como ela impacta nas estratégias construídas por eles. Portanto, é necessário estimular ações e
espaços de novos pontos de apoio, das leis de trânsito e de conscientização da população, que
garantam a dignidade desses sujeitos enquanto esperam, descansam e realizam entregas. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aplicativo de entrega de delivery | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mercado informal | pt_BR |
dc.subject.keyword | Precarização | pt_BR |
dc.subject.keyword | Trabalho | pt_BR |
dc.subject.keyword | Trabalho - precarização | pt_BR |
dc.subject.keyword | Trabalho - terceirização | pt_BR |
dc.subject.keyword | Distrito Federal (DF) | pt_BR |
dc.title | “Na correria”: dinâmicas dos entregadores de aplicativo no espaço urbano do Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-09-22T18:10:42Z | - |
dc.date.available | 2023-09-22T18:10:42Z | - |
dc.date.submitted | 2023-07-28 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/36056 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The uberization of work (or gig economy), based on the denial of rights, has generated impacts
that reconfigure the world of work. Through self-management subordinated to companies, app
delivery workers suffer from incomes incompatible with their efforts and are held responsible
for the risks that this activity offers. Without ties, these people move and stay in the most diverse
spaces of cities, such as squares, trees, parking lots, support points - of different qualities,
whether in public or private spaces. Considering that the absence of a place of reference and
security also makes up the precarization of work, the objective of this research was to identify
how the dynamics of occupation of urban space by these couriers occur while making
deliveries. Dynamics being understood as: i) dynamics of the choice of delivery locations; ii)
dynamics in traffic; and iii) dynamics of resting and waiting places. Four strategies were used
as methodology: analysis of 39 online semi-structured interviews with app deliverers conducted
between January and February 2021; semi-structured interviews with 11 deliverers in June
2023; interview with Congressman Fábio Félix, author of the law on support points in the
Distrito Federal (DF); and visits to three support points located in the DF. The results show that
the Region Administrative (RA) of Plano Piloto is the main place of choice for deliveries, even
though most of these deliverers live in distant RAs. The locations occupied during deliveries
range from trees, sidewalks and the back of restaurants to institutionalized support points in the
DF. These choices are affected by conflicts with residents, owners of establishments and the
offer of support points. Traffic is where they see the biggest risk for the activity, followed by
exposure to insecurity and assaults. Through the interviews and the analysis of the relevant
literature, it can be seen that, in carrying out their work, these deliverers have an impact on the
dynamics of the city's spaces, as well as on the strategies built by them. Therefore, it is necessary
to stimulate actions and spaces for new support points, traffic laws and public awareness, which
guarantee the dignity of these individuals while waiting, resting and making deliveries. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Ciências Sociais - Sociologia
|