Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3604
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_TicianaCancadoSantana.pdf558,7 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Gestão feminina e tomada de decisão em órgãos da administração pública federal
Autor(es): Santana, Ticiana Cançado
Orientador(es): Silva, Suylan de Almeida Midlej e
Assunto: Mulheres - emprego
Processo decisório
Servidores públicos
Mulheres nas profissões
Data de apresentação: 23-Nov-2011
Data de publicação: 25-Mai-2012
Referência: SANTANA, Ticiana Cançado. Gestão feminina e tomada de decisão em órgãos da administração pública federal. 2011. 50 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Com a consolidação da entrada da mulher no mercado de trabalho, houve a conseqüente ocupação feminina de cargos de chefia antes prioritariamente masculinos. O presente trabalho tem como objetivo investigar se as mulheres ocupantes dos cargos de Chefia e Assessoramento (DAS) da Administração Pública Federal participam efetivamente da tomada de decisão nos Ministério da Saúde, Ministério da Educação, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão. Investiga, ainda, se houve aumento do número de mulheres na ocupação destes cargos, 2000 à 2010; identifica se há diferença no processo de tomada de decisão feminina entre os ministérios estudados; e caracteriza como ocorre esta tomada de decisão. A escolha destes órgãos se deu em função destes pertencerem à Administração Pública Federal e pelo fato de o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação conterem funções prioritariamente femininas, enquanto os Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação e o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão são redutos de trabalho do sexo masculino. Participaram da pesquisa 12 mulheres, uma ocupante de DAS 5, uma ocupante de DAS 4 e uma Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) em cada um dos quatro Ministérios escolhidos. Foi utilizado método qualitativo por meio de entrevistas com roteiro semi estruturado, buscando identificar por tópicos a participação destas mulheres na tomada de decisão e o método quantitativo pelos dados secundários coletados mediante o Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (SIAPE) e outros documentos de relevância para a pesquisa. Como resultado, a pesquisa aponta que as mulheres estão participando efetivamente da tomada de decisão nos órgãos estudados, mas a presença feminina ainda é muito inferior a dos homens nos cargos de chefia da Administração Pública Federal.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons