Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3603
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_SarahMendoncadoValeCandido.pdf901,67 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorOliveira, Anete Maria de-
dc.contributor.authorCândido, Sarah Mendonça do Vale-
dc.identifier.citationCÂNDIDO, Sarah Mendonça do Vale. A tectônica de placas e o relevo terrestre: o jogo didático como recurso no ensino-aprendizagem de geociências. 2011. 26 f., il. Monografia (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, 2011.en
dc.description.abstractNeste trabalho é apresentada a elaboração de um protótipo de jogo didático tridimensional para o ensino-aprendizagem de geociências para discentes das séries finais do ensino fundamental, médio e superior sobre o tema da influência da tectônica de placas na configuração do relevo terrestre. Apresenta os motivos pelos quais se optou por esse recurso didático no tópico da introdução e justificativa, que recaem na importância da compreensão interdependente da tectônica e o relevo terrestre; na dificuldade de assimilar processos geológicos e feições de relevo em escala global; nas vantagens pedagógicas dos recursos lúdicos e, na falta de material similar no mercado, disponível para ensino. Na metodologia discorre sobre o material utilizado e as etapas de confecção do jogo. A descrição do jogo elaborado até o momento e, as dificuldades encontradas, são apresentadas nos resultados e discussões. Uma visão geral de todo o procedimento e do jogo, ainda não avaliado pelo público, é apresentada na conclusão. _______________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis work presents the development of a prototype three-dimensional educational game for teaching and learning for students of geosciences grades of primary, secondary and higher education on the subject of the influence of plate tectonics in shaping Earth's topography. Presents the reasons why you chose this teaching resource on the topic of introduction and justification, which fall into the importance of understanding the tectonic and interdependent terrestrial relief, the difficulty of assimilating geological processes and relief features on a global scale, the advantages of educational resources entertainment and in the absence of similar material on the market, available for teaching. The methodology discusses the material and manufacturing steps of the game. The elaborate description of the game so far and the difficulties encountered are presented in the results and discussions. An overview of the whole procedure and the game, not yet rated by the public, is presented in conclusion.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordGeociências - estudo e ensinoen
dc.subject.keywordJogos educativosen
dc.subject.keywordTectônica de Placasen
dc.subject.keywordRelevoen
dc.titleA tectônica de placas e o relevo terrestre : o jogo didático como recurso no ensino-aprendizagem de geociênciasen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2012-05-25T12:42:41Z-
dc.date.available2012-05-25T12:42:41Z-
dc.date.issued2012-05-25T12:42:41Z-
dc.date.submitted2011-12-08-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/3603-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons