Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Nascimento, Cristiane Batista do | - |
dc.contributor.author | Santana, Andressa Rodrigues de | - |
dc.identifier.citation | SANTANA, Andressa Rodrigues de Santana. Aquisição de L1 por crianças surdas no período crítico.2023. 32 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Língua de Sinais Brasileira - Português como Segunda Língua) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho, baseado nos estudos de QUADROS (2007, 2008 e 2011), FINGER
(2007) e LILLO-MARTIN (2006), insere-se na área de aquisição da língua de sinais pelas
crianças surdas e tem como objetivo demonstrar a importância da aquisição de L1 em
crianças surdas no período crítico, processo fundamental para o seu desenvolvimento
linguístico e social. É um processo semelhante à aquisição da linguagem oral, no qual as
crianças aprendem a se comunicar por meio da imitação e da interação com os adultos
fluentes na língua de sinais. A metodologia adotada baseia-se na análise de dados feita
através de vídeos do canal O Diário da Fiorella, disponibilizados na plataforma de vídeos do
YouTube. Analisou-se o desenvolvimento de aquisição da Libras de duas crianças surdas,
filhas de pais surdos, mostradas nos vídeos, que passam pelo período crítico. Pôde-se concluir
que a exposição precoce à língua de sinais é fundamental para o sucesso da aquisição e que a
presença de modelos fluentes na língua de sinais é importante para o desenvolvimento da
competência e do desempenho linguístico da criança surda. É um processo importante para o
desenvolvimento da comunicação e da identidade cultural, uma vez que as crianças surdas
tendem a aprender a língua de sinais de maneira natural, através de interações sociais e
visuais com outros membros da comunidade surda e familiar. No entanto, é importante que
elas tenham acesso a modelos positivos e a um ambiente rico em língua de sinais para
maximizar sua aquisição. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Lingua Brasileira de Sinais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Surdos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Linguagem - aquisição | pt_BR |
dc.subject.keyword | Lingua Brasileira de Sinais - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Surdos - educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crianças | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crianças - linguagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crianças surdas | pt_BR |
dc.title | Aquisição de L1 por crianças surdas no período crítico | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-09-21T17:15:49Z | - |
dc.date.available | 2023-09-21T17:15:49Z | - |
dc.date.submitted | 2023 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/36013 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present work, based on studies by QUADROS (2007, 2008 and 2011), FINGER (2007)
and LILLO-MARTIN (2006), is part of the area of sign language acquisition by deaf children
and aims to demonstrate the importance of L1 acquisition in deaf children in the critical
period, a fundamental process for their linguistic and social development. It is a process
similar to the acquisition of oral language, in which children learn to communicate through
imitation and interaction with adults who are fluent in sign language. The methodology
adopted is based on data analysis made through videos from the O Diário de Fiorella
channel, available on the YouTube video platform. The development of Libras acquisition of
two deaf children, daughters of deaf parents, shown in the videos, who are going through a
critical period, was analyzed. It could be concluded that early exposure to sign language is
essential for successful acquisition and that the presence of fluent models in sign language is
important for the development of competence and linguistic performance of deaf children. It
is an important process for the development of communication and cultural identity, since
deaf children tend to learn sign language naturally, through social and visual interactions with
other members of the deaf community and family. However, it is important that they have
access to positive role models and a sign language-rich environment to maximize their
acquisition. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Letras - Língua de Sinais Brasileira / Português como Segunda Língua
|