Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36013
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_AndressaRodriguesDeSantana_tcc.pdf2,03 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorNascimento, Cristiane Batista do-
dc.contributor.authorSantana, Andressa Rodrigues de-
dc.identifier.citationSANTANA, Andressa Rodrigues de Santana. Aquisição de L1 por crianças surdas no período crítico.2023. 32 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Língua de Sinais Brasileira - Português como Segunda Língua) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho, baseado nos estudos de QUADROS (2007, 2008 e 2011), FINGER (2007) e LILLO-MARTIN (2006), insere-se na área de aquisição da língua de sinais pelas crianças surdas e tem como objetivo demonstrar a importância da aquisição de L1 em crianças surdas no período crítico, processo fundamental para o seu desenvolvimento linguístico e social. É um processo semelhante à aquisição da linguagem oral, no qual as crianças aprendem a se comunicar por meio da imitação e da interação com os adultos fluentes na língua de sinais. A metodologia adotada baseia-se na análise de dados feita através de vídeos do canal O Diário da Fiorella, disponibilizados na plataforma de vídeos do YouTube. Analisou-se o desenvolvimento de aquisição da Libras de duas crianças surdas, filhas de pais surdos, mostradas nos vídeos, que passam pelo período crítico. Pôde-se concluir que a exposição precoce à língua de sinais é fundamental para o sucesso da aquisição e que a presença de modelos fluentes na língua de sinais é importante para o desenvolvimento da competência e do desempenho linguístico da criança surda. É um processo importante para o desenvolvimento da comunicação e da identidade cultural, uma vez que as crianças surdas tendem a aprender a língua de sinais de maneira natural, através de interações sociais e visuais com outros membros da comunidade surda e familiar. No entanto, é importante que elas tenham acesso a modelos positivos e a um ambiente rico em língua de sinais para maximizar sua aquisição.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordLingua Brasileira de Sinaispt_BR
dc.subject.keywordSurdospt_BR
dc.subject.keywordLinguagem - aquisiçãopt_BR
dc.subject.keywordLingua Brasileira de Sinais - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordSurdos - educaçãopt_BR
dc.subject.keywordCriançaspt_BR
dc.subject.keywordCrianças - linguagempt_BR
dc.subject.keywordCrianças surdaspt_BR
dc.titleAquisição de L1 por crianças surdas no período críticopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2023-09-21T17:15:49Z-
dc.date.available2023-09-21T17:15:49Z-
dc.date.submitted2023-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/36013-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The present work, based on studies by QUADROS (2007, 2008 and 2011), FINGER (2007) and LILLO-MARTIN (2006), is part of the area of sign language acquisition by deaf children and aims to demonstrate the importance of L1 acquisition in deaf children in the critical period, a fundamental process for their linguistic and social development. It is a process similar to the acquisition of oral language, in which children learn to communicate through imitation and interaction with adults who are fluent in sign language. The methodology adopted is based on data analysis made through videos from the O Diário de Fiorella channel, available on the YouTube video platform. The development of Libras acquisition of two deaf children, daughters of deaf parents, shown in the videos, who are going through a critical period, was analyzed. It could be concluded that early exposure to sign language is essential for successful acquisition and that the presence of fluent models in sign language is important for the development of competence and linguistic performance of deaf children. It is an important process for the development of communication and cultural identity, since deaf children tend to learn sign language naturally, through social and visual interactions with other members of the deaf community and family. However, it is important that they have access to positive role models and a sign language-rich environment to maximize their acquisition.pt_BR
Aparece na Coleção:Letras - Língua de Sinais Brasileira / Português como Segunda Língua



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.