Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Nascimento, Sandra Patrícia de Faria do | - |
dc.contributor.author | Haddad, Andréa Rangel | - |
dc.identifier.citation | HADDAD, Andréa Rangel. Esse estudo é batata! Aprendendo metáfora. 2023. 77 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Língua de Sinais Brasileira - Português como Segunda Língua) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O principal objetivo deste trabalho consistiu em aplicar um material didático a
estudantes surdos, para compreender se estratégias de ensino de Português como
Segunda Língua para Surdos (PSLS), baseadas em estruturas metafóricas, podem
levar os estudantes a uma compreensão mais eficiente do português escrito. Para
tanto, foi realizada uma pesquisa-ação em que buscou-se saber se a sequência
didática elaborada com metodologias de ensino de surdos ajudou para que eles
compreendessem melhor as metáforas. O tema tratado na sequência didática foi o
conceito da palavra batata e as metáforas e expressões idiomáticas existentes com
esta palavra, normalmente usadas em textos escritos. Esta pesquisa foi importante
devido à carência existente de materiais didáticos adequados à educação bilíngue
de surdos na educação básica no Brasil. A aplicação da sequência didática se deu
por meio de um curso de extensão criado especificamente para esse fim. Ao final do
curso, pode-se constatar que a metodologia empregada na sequência didática
colaborou para clarear o entendimento dos estudantes surdos sobre metáforas
presentes em textos em português escrito, porém, ainda se faz necessário um
trabalho constante, desde o início da escolarização dos surdos e que se mantenha
em constante evolução para atender as especificidades e necessidades emergentes
no contexto da educação bilíngue de surdos. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação bilíngue | pt_BR |
dc.subject.keyword | Surdos - aquisição da segunda língua | pt_BR |
dc.subject.keyword | Metáfora | pt_BR |
dc.subject.keyword | Surdos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Surdos - educação | pt_BR |
dc.title | Esse estudo é batata! Aprendendo metáfora | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-09-21T17:09:32Z | - |
dc.date.available | 2023-09-21T17:09:32Z | - |
dc.date.submitted | 2023-02-14 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/36012 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The main objective of this study was to apply a didactic material to deaf students. It
aims to understand if teaching strategies of Portuguese as a Second Language for
Deaf (PSLS), based on metaphorical structures, it can lead students to a more
efficient understanding of written Portuguese. For that, an action research was
carried out in which we sought to find out if the didactic unit elaborated with
methodologies for teaching deaf people helped them to better understand metaphors.
The theme addressed in the proposed didactic sequence was the concept of the
word potato and the existing metaphors and idiomatic expressions with this word,
normally used in written texts. This research was important due to the lack of didactic
materials suitable for bilingual education of the deaf in Brazil’s basic education. The
application of the didactic sequence took place through an extension course created
specifically for this purpose. At the end of the course, it could be seen that
methodology used in the didactic sequence helped to clarify the understanding of
deaf students about metaphors present in written Portuguese texts, however,
constant work is still necessary, since the beginning of the schooling of the deaf, and
that needs to remain in constant evolution to meet the specificities and emerging
needs in the context of bilingual education of the deaf. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Letras - Língua de Sinais Brasileira / Português como Segunda Língua
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