Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36011
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_MarianaLimaBarcelos_tcc.pdf2,03 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A história e o tempo : uma unidade didática para surdos fundamentada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Autor(es): Barcelos, Mariana Lima
Orientador(es): Cantarela, Roberta
Assunto: Educação bilíngue
Lingua Brasileira de Sinais
Surdos
Surdos
Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Data de apresentação: 23-Set-2022
Data de publicação: 21-Set-2023
Referência: BARCELO, Mariana Lima. A história e o tempo : uma unidade didática para surdos fundamentada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 2022. 46 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Língua de Sinais Brasileira - Português como Segunda Língua) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O objetivo principal deste trabalho consiste em desenvolver um material didático para o ensino de História acessível para Surdo. Para tanto, foram analisadas, de forma qualitativa, a bibliografia e as legislações que abordam a educação para este público-alvo no Brasil. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é o alicerce para a construção deste material. O tema tratado na unidade didática são os conceitos de história e tempo ensinados no 6º ano do ensino fundamental. Essas categorias são primordiais para o estudo deste componente curricular nas fases subsequentes da escolarização. Esta pesquisa é importante porque hoje um dos grandes problemas da educação para Surdo é a falta de recursos didáticos para os docentes conduzirem o processo de ensino-aprendizagem com qualidade. Essas barreiras educacionais geram a marginalização desta população no ambiente escolar. O presente estudo busca apresentar alternativas para facilitar a prática docente em História para alunos Surdo na educação básica.
Abstract: The main objective of this paper consists in developing an educational activity for teaching history that is accessible for the deaf. To this end, we carried out a qualitative analysis of the literature and regulations on education for this population in Brazil. The National Common Core Curriculum (Base Nacional Comum Curricular – BNCC) is the bedrock for the construction of this material. The topic covered in the educational unit are the concepts of history and time, which are taught in the 6th year of primary school (Ensino Fundamental). These categories are crucial for the teaching of this curricular component in subsequent schooling phases. This study is important because one of the main problems in education for the deaf today is the lack of educational resources for teachers to conduct a high-quality teaching and learning process. These educational barriers marginalize this segment of the population in the school environment. This study aims to provide alternatives to facilitate the teaching of history for deaf students in primary education.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Letras - Língua de Sinais Brasileira / Português como Segunda Língua



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.