Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3601
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_PriscillaTaysedaSilvaOliveira.pdf2,64 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Ensino do corpo humano : abordagens dos professores de ciências no 8º ano do ensino fundamental em escolas estaduais de Planaltina de Goiás
Autor(es): Oliveira, Priscilla Tayse da Silva
Orientador(es): Silva, Delano Moody Simões da
Assunto: Corpo humano
Ciências (Ensino fundamental)
Prática de ensino
Data de apresentação: 13-Dez-2011
Data de publicação: 25-Mai-2012
Referência: OLIVEIRA, Priscilla Tayse da Silva. Ensino do corpo humano: abordagens dos professores de ciências no 8º ano do ensino fundamental em escolas estaduais de Planaltina de Goiás. 2011. 42 f.,il. Monografia (Licenciatura em Ciências Naturais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso é referente ao ensino do Corpo Humano no 8º ano do Ensino Fundamental. Levando em consideração a grande importância de conhecer e de compreender a complexidade do organismo humano, esta pesquisa quer conhecer como este conteúdo é abordado nos livros didáticos escolhidos pelos professores no município de Planaltina-GO e como os mesmos propõem abordar esta temática com os alunos. Existem algumas pesquisas que analisam os conteúdos abordados no livro didático, mas poucas que verificam quais as abordagens que os professores utilizam para desenvolver o tema em sala de aula. O desenvolvimento deste trabalho possibilitou a visualização da situação do ensino de corpo humano bem como as abordagens empregadas nas escolas estaduais do município, sendo possível a realização de um levantamento dos problemas diagnosticados.
Abstract: This conclusion of course work is related to the teaching of the Human Body in the 8th year of elementary school. Considering the great importance of knowing and understanding the complexity of the human body, this research wants to know how this content is covered in the textbook chosen by teachers in the municipality of Planaltina-GO and how they propose to address this issue with students. There are some studies that analyze the content covered in the textbook, but few that verify what approaches teachers use to develop the theme in the classroom. The development of this research allowed us to visualize the situation of teaching of human body as well as the approaches employed in the public schools of the city, making it possible to carry out a survey of the problems diagnosed.
Informações adicionais: Monografia (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, 2011.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons