Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.author | Lopes, Mateus da Silva | - |
dc.identifier.citation | LOPES, Mateus da Silva. Português como segunda língua para surdos. 2022. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Língua de Sinais Brasileira - Português como Segunda Língua) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Os surdos brasileiros usam a Língua de Sinais Brasileira, uma língua visual-espacial que apresenta todas as propriedades específicas das línguas humanas. É uma língua utilizada nos espaços criados pelos próprios surdos, nos pontos de encontros espalhados pelas grandes cidades, nos seus lares e nas escolas. A inclusão no campo dos estudos culturais ou estudos surdos vai assumir a narrativa dos surdos. Através dos relatos, ela vai captar as formas de sofrimento e manifestações de resistência diante da inclusão que refletem a história vivida pelos surdos em épocas que não se respeitava o direito lingüístico, o direito ao uso e ensino de libras. Os estudos surdos aproximando se dos estudos culturais vão traduzir estes espaços de resistência e buscar traduzir, que aí sobrevive um grupo resgatando sua cultura. Identidades ou culturas surdas entendem-se culturas surdas comoidentidades culturais de grupos de surdos que se definem enquanto grupos diferentes de outros grupos. Os surdos são surdos em relação à experiência visual e longe da experiência auditiva. As características que são específicas em relação às experiências surdas, elas são visuais, elas traduzem-se de forma visual, traduzem-se por meio da língua de sinais. Os surdos usam a Língua de Sinais Brasileira que é o meio e o fim da interação social, cultural e científica da comunidade surda brasileira, é uma língua visual-espacial. Nessa perspectiva, o ensino de língua portuguesa, como segunda língua para surdos, baseia-se no fato de que esses são cidadãos brasileiros, têm o direito de utilizar e aprender esta língua oficial que é tão importante para o exercício de sua cidadania. Ações educacionais enfatizando a abordagem bilíngue começaram a ganhar força culminando com leis e decretos que reconhecem hoje no Brasil a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) como uma língua oficial a ser utilizada na educação dos surdos. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino bilíngue | pt_BR |
dc.subject.keyword | Lingua Brasileira de Sinais | pt_BR |
dc.title | Português como segunda língua para surdos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-09-21T16:37:50Z | - |
dc.date.available | 2023-09-21T16:37:50Z | - |
dc.date.submitted | 2022 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/36007 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
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Aparece na Coleção: | Letras - Língua de Sinais Brasileira / Português como Segunda Língua
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