Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35980
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_AnneKarolineTellesFernandes_tcc.pdf584,31 kBAdobe PDFver/abrir
Título: “Marcha indígena 2000” : ensino de história com documentos e narrativas indígenas sobre os 500 anos de “descobrimento” do Brasil
Autor(es): Fernandes
Orientador(es): Oliveira, Susane Rodrigues de
Assunto: Indígenas
Brasil - história
Movimentos sociais
Estudantes - discussões e debates
Data de apresentação: 25-Jul-2023
Data de publicação: 20-Set-2023
Referência: FERNANDES, Anne Karoline Teles. “Marcha indígena 2000”: ensino de história com documentos e narrativas indígenas sobre os 500 anos de “descobrimento” do Brasil. 2023. 27 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Este artigo apresenta uma análise das aprendizagens em história de estudantes de uma turma de 7° ano do Centro de Ensino Fundamental Cerâmica São Paulo de São Sebastião (Distrito Federal), obtidas numa Oficina de ensino de História Indígena voltada para a confecção de cartazes de protestos relacionados ao movimento intitulado “Marcha Indígena 2000”. Trata-se de um movimento que, em abril do ano 2000, reuniu povos indígenas de diversas etnias em oposição às comemorações oficiais dos chamados 500 anos do “descobrimento” do Brasil. Na aplicação dessa Oficina buscamos também investigar as potencialidades e limites da pedagogia decolonial e da empatia histórica em sala de aula, a partir da leitura de fontes documentais e narrativas de autoria indígena em sala de aula.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:História



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.