Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35978
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_IsmaelTuribioNogueira_tcc.pdf7,36 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação de áreas de riscos ambientais causadas por processos erosivos na bacia hidrográfica do Ribeirão Mestre D’Armas como indicador ambiental do ordenamento territorial
Autor(es): Nogueira, Ismael Turíbio
Orientador(es): Almeida, Wagner Santos de
Assunto: Ribeirão Mestre D’Armas
Ordenamento territorial
Bacias hidrográficas
Data de apresentação: 1-Nov-2021
Data de publicação: 20-Set-2023
Referência: NOGUEIRA, Ismael Turíbio. Avaliação de áreas de riscos ambientais causadas por processos erosivos na bacia hidrográfica do Ribeirão Mestre D’Armas como indicador ambiental do ordenamento territorial. 2021. 89 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Ambiental) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Os processos erosivos em uma bacia hidrográfica devem ser constantemente monitorados, visando a caracterização e avaliação de fatores que podem estar relacionados. Utilizando-se algoritmos de geoprocessamento, é possível a visualização de alguns indícios de ocorrência e evolução de tais fenômenos. Contudo, para se realizar um diagnóstico preciso, necessita- se aplicar uma metodologia que permita integrar a modelagem de parâmetros hidrológicos, avaliação multitemporal do uso e cobertura do solo e que execute uma análise sensível das grandezas influentes e relevantes para o estudo. Essa pesquisa realizou a análise da vulnerabilidade ambiental de uma área inserida na Bacia Hidrográfica do Ribeirão Mestre D’Armas, localizada na Região Hidrográfica do Paraná. Foram confeccionados os mapas de suscetibilidade às ações antrópicas, aos processos erosivos linear e laminar e ao risco de inundação. Por meio de análise multicritério baseada em lógica fuzzy, aplicada à análise hierárquica de processos (AHP), foi possível integrar os diversos mapas e ter como resultado o produto cartográfico com as áreas e seus respectivos valores de vulnerabilidade ambiental. Com o mapa de vulnerabilidade ambiental gerado, realizou-se o cruzamento dos seus valores com os mapas de ordenamento territorial da bacia, tendo como critérios o Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT) e as áreas cadastradas no Cadastro Ambiental Rural (CAR). Esta etapa permitiu a avaliação dos valores de vulnerabilidade de acordo com estes dois instrumentos, extraindo-se conclusões sobre as classes encontradas. Por fim, foi realizada uma investigação de uma área dentro da bacia classificada como intensa vulnerabilidade, com o uso de imagens de sensores remotos de alta resolução espacial e visitas in loco. Desta forma, pôde-se avaliar a metodologia empregada na avaliação da vulnerabilidade ambiental de uma área de estudo, através da modelagem de parâmetros topográficos, hidrológicos e de uso e cobertura do solo, de forma a aferir a influência dos planos e instrumentos de ordenamento territorial sobre os processos erosivos e variáveis ambientais da região.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Ambiental



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.