Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35975
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_JuliaEspindulaAraujoPrado_tcc.pdf2,34 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise do potencial de mitigação das emissões de gases do efeito estufa do coprocessamento de resíduos sólidos : estudo de caso na cimenteira de Sobradinho/Distrito Federal
Autor(es): Prado, Júlia Espíndula Araújo
Orientador(es): Contreras Pineda, Francisco Javier
Coorientador(es): Silva, Victor Alexsander Oliveira
Assunto: Resíduos sólidos
Cimento
Efeito estufa
Data de apresentação: 8-Nov-2021
Data de publicação: 20-Set-2023
Referência: PRADO, Júlia Espíndula Araújo. Análise do potencial de mitigação das emissões de gases do efeito estufa do coprocessamento de resíduos sólidos: estudo de caso na cimenteira de Sobradinho/Distrito Federal. 2021. xii, 118 p., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Ambiental) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: As cimenteiras são responsáveis por aproximadamente 3% das emissões mundiais de Gases de Efeito Estufa (GEE) e por aproximadamente 5% das emissões de CO2. Uma das alternativas utilizadas por elas para reduzir as emissões de GEE é o uso de combustíveis alternativos por meio do coprocessamento de Resíduos Sólidos (RS) e da utilização de biomassas. Este trabalho possui como objetivo analisar o potencial de mitigação das emissões de GEE da cimenteira de Sobradinho, Distrito Federal, baseado na utilização de combustíveis alternativos, tendo como foco o coprocessamento de RS no processo produtivo do cimento. A metodologia utilizada foi a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) com a categoria de impacto “mudanças climáticas”. Concluiu-se que, dentre os cenários analisados, o cenário correspondente à utilização de 70% de coque de petróleo e 30% de Resíduos Sólidos Agrossilvopastoris é a melhor alternativa para a geração de calor nos fornos de clínquer tanto do ponto de vista de emissões de GEE como da minimização dos impactos na saúde humana e nos ecossistemas terrestres e aquáticos, tendo em vista as emissões evitadas em caso de destinação em aterro sanitário.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Ambiental



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.