Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Minoti, Ricardo Tezini | - |
dc.contributor.author | Nascimento, Bruna Soares do | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Bruna Soares do. Identificação de regiões de captação de águas superficiais para abastecimento humano vulneráveis à contaminação por acidentes rodoviários com transporte de combustíveis líquidos no Distrito Federal. 2021. 108 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Ambiental) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O trabalho trata sobre a ocorrência de acidentes rodoviários com derramamento de combustíveis líquidos e as regiões mais vulneráveis a esses acidentes no âmbito de haver contaminação de águas para consumo humano no Distrito Federal. A motivação desse trabalho é a fragilidade do sistema de abastecimento de água frente a contaminações, principalmente após a grande crise hídrica ocorrida entre os anos 2016 e 2018. Essa crise trouxe um questionamento sobre a possível ocorrência de uma nova crise e sobre se o DF está preparado para isso. Junta-se a essa possibilidade, o fato de o Distrito Federal ser uma região complexa em termos de disponibilidade hídrica, com crescimento populacional muito acima do planejado, com rios com baixa vazão, com nascentes importantes e que devem ser preservadas, resultando, inclusive, em busca por água no estado do Goiás para o abastecimento da população do DF. Além disso, historicamente, os acidentes com o transporte de combustíveis nas vias e rodovias do DF são de grande representatividade frete a outros acidentes ambientais, reforçando a necessidade desse estudo. O Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Distrito Federal (Brasília Ambiental) vem aplicando o Plano Nacional de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Químicos Perigosos (P2R2) no Distrito Federal, havendo a necessidade de mapeamento de áreas vulneráveis a essas emergências, tornando este projeto uma ferramenta no auxílio a prevenção e resposta aos acidentes ambientais desse tipo no DF. Para tanto, utilizou-se uma adaptação da Metodologia para Identificação, Caracterização e Mapeamento de Áreas de Risco Ambiental do P2R2 do Ministério do Meio Ambiente, juntamente com o Método de Processo de Análise Hierárquica (AHP) aplicado no Geoprocessamento para a produção de um mapa do DF separado por regiões com graus de vulnerabilidade, considerando as chances de ocorrência do acidente e da vulnerabilidade que esse acidente poderia causar no abastecimento de água para consumo humano no DF. Esse mapa ajuda na identificação de áreas em que se deve ter maior atenção para evitar os acidentes e em que se deve ter unidades de resposta próximas. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Combustíveis - transporte | pt_BR |
dc.subject.keyword | Água - abastecimento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desastres naturais | pt_BR |
dc.title | Identificação de regiões de captação de águas superficiais para abastecimento humano vulneráveis à contaminação por acidentes rodoviários com transporte de combustíveis líquidos no Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-09-20T13:08:19Z | - |
dc.date.available | 2023-09-20T13:08:19Z | - |
dc.date.submitted | 2021-11-10 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/35972 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The work deals with the occurrence of road accidents with spillage of liquid fuels and the regions most vulnerable to these accidents within the scope of contamination of water for human consumption in the Federal District. The motivation for this work is the fragility of the water supply system in the face of contamination, especially after the great water crisis that occurred between 2016 and 2018. This crisis brought a questioning about the possible occurrence of a new crisis and about whether the DF is prepared for it. Added to this possibility, the fact that the Federal District is a complex region in terms of water availability, with population growth much above planned, with low flowing rivers, with important springs that must be preserved, even resulting in in search of water in the state of Goiás to supply the population of the DF. In addition, historically, accidents involving the transport of fuel on the roads and highways of the DF are highly representative compared to other environmental accidents, reinforcing the need for this study. The Brasília Environmental Institute (Brasília Ambiental) has been applying the National Plan for Prevention, Preparation and Rapid Response to Environmental Emergencies with Hazardous Chemicals (P2R2) in the Federal District, with the need to map vulnerable areas to these emergencies, making this project a tool in aiding the prevention and response to environmental accidents of this type in the DF. Therefore, an adaptation of the P2R2 Environmental Risk Areas Identification, Characterization and Mapping Methodology of the Ministry of the Environment was used, together with the Hierarchical Analysis Process Method (AHP) applied in Geoprocessing to produce a map of the DF separated by regions with degrees of vulnerability, considering the chances of the accident occurring and the vulnerability that this accident could cause in the water supply for human consumption in the DF. This map helps to identify areas where should pay more attention to avoid accidents and where you should have response units nearby. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia Ambiental
|