Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35969
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_WilliamVladimirRosalesSilva_tcc.pdf1,7 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise da recuperação do Rio Doce em após o rompimento da Barragem do Fundão através do sensoriamento remoto e de dados hidrológicos e de qualidade da água
Autor(es): Silva, William Vladimir Rosales Mérida da
Orientador(es): Minoti, Ricardo Tezini
Coorientador(es): Martinez, Jean Michel
Assunto: Sensoriamento remoto
Rio Doce
Barragens - rompimento
Água - qualidade
Data de apresentação: 5-Nov-2021
Data de publicação: 20-Set-2023
Referência: SILVA, William Vladimir Rosales Mérida da. Análise da recuperação do Rio Doce em após o rompimento da Barragem do Fundão através do sensoriamento remoto e de dados hidrológicos e de qualidade da água. 2021. xi 87 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Ambiental) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar a hidrossedimentologia do Rio Doce, de 2000 a 2020, antes e após do rompimento da Barragem do Fundão, para monitorar a recuperação do rio a partir da análise de dados de sensoriamento remoto e de coletas convencionais de qualidade (turbidez e sólidos em suspensão totais das águas) e de quantidade de água (vazão). Avaliar a possibilidade de estimar os valores de turbidez e de sólidos em suspensão totais em diferentes seções do rio Doce combinando imagens de satélite e dados de campo; comparar os níveis de turbidez e de sólidos em suspensão totais medidos e simulados através dos dados de satélite nos períodos anteriores e posteriores ao rompimento da barragem do Fundão; propor um diagnóstico intermediário do estado do Rio Doce, comparando os fluxos de sedimentos pré e pós-catástrofe, visando entender se o rio parece ter voltado ou não a um estado original do ponto de vista hidrossedimentar; investigar a existência de picos de concentração que possam se originar dos depósitos de sedimentos da mina do Fundão ainda presentes ao longo da calha principal do Rio Doce; utilizar e tratar os dados de vazão para compreender a dinâmica hidrofluviométrica do rio Doce.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Ambiental



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.