Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35962
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_LuisHenriqueLima_RaissaCarvalho_tcc.pdf38,07 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Trabalho de Mapeamento Geológico Final : Projeto Campos Belos (GO) subárea II
Autor(es): Lima, Luís Henrique Prates
Carvalho, Raíssa da Silva
Orientador(es): Cuadros Jiménez, Federico Alberto (Coord.)
Assunto: Mapeamento geológico
Faixa Brasília (Geologia)
Grupo Bambuí (Geologia)
Formação Ticunzal (Geologia)
Data de apresentação: 9-Mai-2022
Data de publicação: 19-Set-2023
Referência: LIMA, Luís Henrique Prates; CARVALHO, Raíssa da Silva. Trabalho de Mapeamento Geológico Final: Projeto Campos Belos (GO) subárea II. 2022. 99 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Geologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A geologia da área do Projeto Campos Belos, inserida na região nordeste do estado de Goiáse sudeste do estado do Tocantins, entre os municípios de Campos Belos (GO) e Arraias (TO),foi cartografada na escala 1:50.000. O contexto geológico desta região é a exposição do setorsetentrional da Faixa Brasília, Domínio Cavalcante-Arraias. Neste contexto, as rochas daFormação Ticunzal, unidade mais antiga e embasamento, e é intrudida pelos granitosperaluminosos da Suíte Aurumina, durante o Paleoproterozoico. Ao final doPaleoproterozoico, o terreno é submetido ao rifteamento Estateriano, que origina as rochasvulcanossedimentares do Grupo Araí, depositadas sobre a sequência anterior. E por fim, deidade Neoproterozoica em um contexto de foreland basin, depositam-se os sedimentos queposteriormente deram origem às rochas do Grupo Bambuí. Na subárea II, foram mapeados omembro Au1 da Suíte Aurumina, compostos por Biotita-Muscovita Monzogranitos, e o metaquartzo arenito e meta arenito, associados ao Grupo Araí. A região do projeto é afetada portrês eventos tectono-metamórficos, sendo dois deles no Paleoproterozoico, e o mais novo, noNeoproterozoico, são eles, respectivamente: (i) E1, restrito à Formação Ticunzal e SuíteAurumina, caracterizado por regime tectônico compressivo e dúctil, foliações de ângulovariável e retrometamorfismo em fácies xisto verde; (ii) E2, de caráter rúptil, em contexto detectônica de rifteamento extensional, e foliações de alto ângulo; e (iii) E3, evento associado àtectônica transpressiva dextral, de caráter dúctil a dúctil-rúptil, que afeta todas as formaçõesrochosas do projeto, sendo o Grupo Bambuí, o menos afetado para o contexto de estudo.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Geociências, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Geologia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.