Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3596
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_YanelliBrazNascimento.pdf1,85 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação de necessidades de treinamento : aplicação de um modelo teórico-metodológico em um tribunal do poder judiciário no Distrito Federal
Autor(es): Nascimento, Yanelli Braz
Orientador(es): Ferreira, Rodrigo Rezende
Assunto: Treinamento profissional
Formação profissional
Qualificações profissionais
Aprendizagem organizacional
Serviço público - administração de pessoal
Data de apresentação: 5-Dez-2011
Data de publicação: 25-Mai-2012
Referência: NASCIMENTO, Yanelli Braz. Avaliação de necessidades de treinamento: aplicação de um modelo teórico-metodológico em um tribunal do poder judiciário no Distrito Federal. 2011. 115 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Esse estudo teve como objetivo geral avaliar, por meio da aplicação de um modelo teórico-metodológico de Avaliação de Necessidades de Treinamento (ANT), as necessidades de treinamento de uma amostra de trabalhadores de um Tribunal do Poder Judiciário no Distrito Federal. Apesar de sua importância, pesquisas mostram que o processo de ANT tem sido conduzido de forma não-sistemática nas organizações. No campo acadêmico, os estudos carecem de uma abordagem teórico-metodológica rigorosa, que confira confiabilidade ao processo de ANT. Na literatura, não há consenso sobre medidas, níveis de análise, método e definições conceituais relacionadas à ANT. Para realização do estudo, foram adotadas cinco etapas metodológicas principais (quali e quanti): grupo focal, construção do instrumento de ANT, entrevistas de validação, aplicação do instrumento e análise dos dados. O grupo focal tinha como objetivo descrever os desafios e mudanças para as atividades da área analisada; descrever as competências necessárias aos profissionais para o alcance do sucesso das atividades da área analisada; e identificar onde estão lotados os profissionais que precisam desenvolver essas competências. Com base nos resultados do grupo focal foram descritas seis categorias de desafios e mudanças, seis categorias de competências e 52 indicadores de competências. Os resultados dessa primeira etapa metodológica permitiram a construção da primeira versão do instrumento de Avaliação de Necessidades de Treinamento (ANT). Esse instrumento foi submetido à validação semântica e por juízes. Foram validados 49 indicadores de competências que serviram como base para a construção da versão final do instrumento de ANT, o qual foi aplicado em 178 servidores. Os dados foram analisados por meio do software SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) versão 17, no qual foram geradas estatísticas descritivas, como média, desvio-padrão, frequência, mínimos e máximos, e o IPG (Índice de Prioridade Geral). Os resultados da pesquisa não demonstraram necessidades de treinamento coletivas (compartilhadas), mas demonstraram diversas lacunas individuais de competências que podem fornecer bases ao Tribunal para o desenho de cursos. O modelo teórico-metodológico adotado foi pertinente para a condução do estudo e permitiu o alcance dos objetivos traçados. Todavia, reflexões sobre níveis de análise e a natureza das necessidades encontradas ainda precisam ser empreendidas em pesquisas futuras.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.