Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Serrano, Milene | - |
dc.contributor.author | Sales, Larissa Siqueira | - |
dc.contributor.author | Albuquerque, Luciana Ribeiro Lins de | - |
dc.identifier.citation | SALES, Larissa Siqueira; ALBUQUERQUE, Luciana Ribeiro Lins de. Gamificação e usabilidade: um estudo comparativo orientado à experiência de usuário. 2023. 148 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Engenharia de Software, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Jogos e elementos de jogos estão presentes em diversos momentos do cotidiano e, tantopodem ser usados apenas para fins de entretenimento, quanto podem ser implementa dos de forma a engajar e motivar pessoas a realizarem determinada atividade. A partirda abordagem a respeito da implementação de técnicas de jogos em contextos de não jogo, deu-se a construção do que se entende como gamificação. Quando a gamificação éaplicada em um contexto de software, ou seja, digitalmente, um dos principais aspectosimpactados é a experiência de usuário. Considerando que os jogos possuem alta atrati vidade e aprimoram a experiência do jogador, faz-se entender o pensamento a respeitoda integração dos jogos com um software, tornando a experiência de usuário ainda maisrelevante e atrativa. Porém, com esse pensamento, surge um questionamento acerca dainfluência da gamificação na experiência de usuário. Sabe-se que a usabilidade, a gamifi cação e a experiência de usuário influenciam diretamente em como o usuário interage comuma aplicação e em suas percepções. Considerando os aspectos previamente levantados,o presente estudo realizou uma análise comparativa, entre um aplicativo não gamificado,sendo idealizado apenas com base em Usabilidade, e um aplicativo gamificado, visandoentender se os elementos de jogos, de fato, influenciam na experiência de usuário e comoisso ocorre. Para tanto, foram utilizados protótipos de alta fidelidade e validações via tes tes de usabilidade e testes de experiência de usuário. Ao final, considerando os resultadosdos testes realizados, foi então desenvolvido o aplicativo que obteve o melhor desempenhocom relação à experiência de usuário. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gamificação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Usabilidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Dispositivos móveis | pt_BR |
dc.title | Gamificação e usabilidade : um estudo comparativo orientado à experiência de usuário | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-09-19T18:56:53Z | - |
dc.date.available | 2023-09-19T18:56:53Z | - |
dc.date.submitted | 2023-02-17 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/35951 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Serrano, Maurício | - |
dc.description.abstract1 | be used only for entertainment purposes or can be implemented in order to engage andmotivate people to perform a certain activity. From the approach regarding the implemen tation of game techniques in non-game contexts, the gamification term was build. Whengamification is applied in a software context, one of the main impacted aspects is theuser experience. Considering that games are highly attractive and improve the player’sexperience, is understood that integrating games with software makes the user experienceeven more relevant and attractive. However, with this thought, a question arises aboutthe influence of gamification on the user experience. What is known is that usability,gamification and user experience directly influence how the user interacts with an appli cation and their perceptions. Considering the aspects previously raised, the present studycarried out a comparative analysis between a non-gamified application, being idealizedonly based on Usability, and a gamified application, seeking to understand whether thegame elements influence the user experience and how this occurs. For that, high fidelityprototypes and validations via usability tests and user experience tests were used. In theend, considering the results of the tests carried out, the application that obtained the bestperformance in terms of user experience was then developed. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia de Software
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