Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35943
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_LucasGomesDeCarvalho_tcc.pdf4,88 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSilva, Maria do Carmo Couto da-
dc.contributor.authorCarvalho, Lucas Gomes de-
dc.identifier.citationCARVALHO, Lucas Gomes de. Filho do Delta do Parnaíba: a geometria popular de Francisco Galeno. 2022. 77 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Teoria, Crítica e História da Arte) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo investigar a produção do artista piauiense Francisco Galeno. Tomou-se como ponto de partida a análise da obra Galinha da Angola (1991), pertencente à Casa da Cultura da América Latina – CAL/UnB. Foi feita, também, análise do painel da Igrejinha Nossa Senhora de Fátima, localizada em Brasília – DF. Procurou-se aproximar a produção do artista e a arte popular brasileira, tendo em vista a sua biografia e o estudo formal de seus trabalhos. O levantamento de seus dados biográficos mostrou a importância do conjunto da sua obra para a cidade. A produção do trabalho pautou-se em entrevista com o artista, coleta de informações publicadas em reportagens no Correio Braziliense, leitura de teóricos e críticos sobre arte popular e visita ao painel da Igrejinha.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordGaleno, Francisco, 1957-pt_BR
dc.subject.keywordArtes plásticaspt_BR
dc.subject.keywordArte contemporâneapt_BR
dc.subject.keywordGeometria popular (arte)pt_BR
dc.titleFilho do Delta do Parnaíba: a geometria popular de Francisco Galenopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-09-19T17:59:56Z-
dc.date.available2023-09-19T17:59:56Z-
dc.date.submitted2022-09-21-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/35943-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The present work aims to analyze the production of the artist Francisco Galeno, from Piauí. The starting point was the analysis of the work Galinha da Angola (1991), belonging to the Casa da Cultura da América Latina - CAL/UnB. An analysis was also made of the panel of the Igrejinha Nossa Senhora de Fátima church, located in Brasília – DF. We tried to approach the artist's production to the Brazilian folk art, taking into account the artist's biography and the formal analysis of his works. The survey about the artist's biography showed the importance of his work for the city. The production of the work included interviews with the artist, collection of information published in reports in Correio Braziliense, reading of theorists and critics about folk art and a visit to the Igrejinha church panel.pt_BR
Aparece na Coleção:Teoria, Crítica e História da Arte



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.