Título: | A dislexia : um olhar sobre o ensino de artes visuais |
Autor(es): | Russo, Mariana de Azevedo |
Orientador(es): | Caixeta, Ana Paula Aparecida |
Assunto: | Dislexia Artes plásticas |
Data de apresentação: | 23-Set-2022 |
Data de publicação: | 19-Set-2023 |
Referência: | RUSSO, Mariana de Azevedo. A dislexia: um olhar sobre o ensino de artes visuais. 2022. 60 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Teoria, Crítica e História da Arte) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso, que teve como base o mapa de memória da autora,
apresentando o conceito de dislexia e de transtorno específico de aprendizagem a partir da
funcionalidade do cérebro no processo de aprendizado com foco no aluno portador destes distúrbios.
A intenção principal desta pesquisa foi a de pensar como podemos observar a dislexia dentro do ensino
de artes plásticas. Foi realizada uma revisão bibliográfica baseada, principalmente, em institutos que
tem atuação direta junto ao público alvo, tais como a International Dyslexia Association – IDA, a
Associação Brasileira de Dislexia – ABD e o Instituto ABCD, que levaram à pesquisa de Oswald
Berkhan, W. Pringle Morgan, e, principalmente, Samuel T. Orton, bem como as pesquisas de Cristiane
Freitas, do CogniFit, do Instituto Inclusão Brasil (Psicopedagoga Marina da Silveira Rodrigues Almeida)
e do Instituto Neuro Saber para embasamento na área de neurologia e percepção sensorial. A revisão
mostra, ao final, que o diagnóstico da dislexia é estabelecido por exclusão, pois é feito por uma equipe
multidisciplinar, o que cria uma primeira barreira de desigualdade entre grupos mais e menos
privilegiados no processo de aprendizagem. Assim sendo, a postura adotada por seus pais e
professores, de forma conjunta e concatenada, dentro do âmbito escolar vai influenciar muito a vida
dessas pessoas em formação, já que grande parte das famílias não tem conhecimento sobre a dislexia
e é necessária uma boa orientação para que se entendam as dificuldades de um disléxico como objetivo
de potencializar as suas capacidades e nivelar o aprendizado com alunos não dislexos e que o ensino
de artes deve alinhar-se com todas as outras áreas de conhecimento, bem como com o sistema de
saúde, para identificação e tratamento corretos. |
Abstract: | This article, which was based on the author's memory map, presents the concept of dyslexia and specific
learning disorder from the brain's functionality in the learning process, focusing on the student with these
disorders with the intention of understanding how we can observe dyslexia within the teaching of plastic
arts. A bibliographic review was carried out, mainly based on institutes that work directly with the target
audience, such as the International Dyslexia Association - IDA, the Brazilian Association of Dyslexia -
ABD and the ABCD Institute, which led me to the research of Oswald Berkhan, W. Pringle Morgan, and,
mainly, Samuel T. Orton, as well as the research of Cristiane Freitas, CogniFit, Instituto Inclusão Brasil
(Psicopedagoga Marina da Silveira Rodrigues Almeida) and Instituto Neuro Saber for foundation in the
area of neurology and perception sensory. The review shows, in the end, that the diagnosis of dyslexia
is established by exclusion, as it is made by a multidisciplinary team, which creates a first barrier of
inequality between more and less privileged groups in the learning process. Therefore, the attitude
adopted by their parents and teachers, jointly and concatenated, within the school environment will
greatly influence the lives of these people in formation, since most families are not aware of dyslexia
and good guidance is needed. so that the difficulties of a dyslexic are understood in order to enhance
their abilities and level the learning with non-dyslexic students and that the teaching of arts must align
with all other areas of knowledge for correct identification and treatment. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Teoria, Crítica e História da Arte
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.