Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35939
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_StefanieMoreiraRodrigues_tcc.pdf6,58 MBAdobe PDFver/abrir
Título: "Vi Deus e ele é uma mulher preta" : o universo imagético de Iansã e a representação da figura feminina em uma abordagem que parte da equidade
Autor(es): Rodrigues, Stefanie Moreira
Orientador(es): Silva, Maria do Carmo Couto da
Assunto: Artes plásticas
Candomblé
Iansã (Orixá)
Mulheres - representações
Orixás
Data de apresentação: 1-Mar-2022
Data de publicação: 19-Set-2023
Referência: RODRIGUES, Stefanie Moreira. "Vi Deus e ele é uma mulher preta": o universo imagético de Iansã e a representação da figura feminina em uma abordagem que parte da equidade. 2022. 48 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Teoria, Crítica e História da Arte) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A presente pesquisa discute o universo imagético de Iansã e a representação da figura feminina em uma abordagem que parte da equidade. Para isso é construído um comparativo entre o catolicismo no contexto da colonização e os princípios do candomblé. A base teórica é composta por Bernardo (2005), Mota-Ribeiro (2000), Nogueira (2020), Passos (2008), Panofsky (1986), Verger (2002) e outros. Objetiva-se compreender como a representação da Orixá Iansã subverte a imagem da mulher no imaginário coletivo, apresentando uma possibilidade disruptiva para o lugar feminino.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Teoria, Crítica e História da Arte



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.