Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3591
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_MauricioVidottiFernandes.pdf1,84 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Governança pública : uma metodologia de análise do desempenho dos municípios brasileiros
Autor(es): Fernandes, Mauricio Vidotti
Orientador(es): Belloni, José Angelo
Assunto: Governança corporativa
Planejamento estratégico
Administração pública
Data de apresentação: 7-Dez-2011
Data de publicação: 25-Mai-2012
Referência: FERNANDES, Mauricio Vidotti. Governança pública: uma metodologia de análise do desempenho dos municípios brasileiros. 2011. 77 f.,il. Monografia (Bacharelado em Estatística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O meio público é marcado pela ineficiência e falta de credibilidade, ocasionando um alto custo para sociedade que não é bem atendida por os serviço público. Porem há iniciativas para melhorar a gestão publica com maior governança como o aumento da transparência que proporciona uma maior cobrança aos administradores públicos como no portal da transparência. Este estudo propõe uma metodologia de governança publica aplicada em análise de municípios adaptada da metodologia Bain & Company a qual se baseias entre outras coisas na construção de metas tangíveis de melhoria, tendo assim como o planejamento de ações necessárias. Para construção das metas utiliza-se a Análise Envoltória de Dados para averiguar a eficiência no retorno a sociedade do que é despendido pelo meio público respeitando as especificidades locais. Este trabalho foi desenvolvido com os municípios, mas a metodologia pode ser abrangido para outros níveis institucionais.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, 2011.
Aparece na Coleção:Estatística



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons