Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35873
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_WallaceGabrielSilvaMarcal_tcc.pdf1,44 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Aprendizagem criativa : propostas de atividades para o ensino de guitarra elétrica
Autor(es): Marçal, Wallace Gabriel Silva
Orientador(es): Almeida, Jéssica de
Assunto: Guitarra
Criatividade (Educação)
Educação musical
Data de apresentação: 15-Fev-2023
Data de publicação: 18-Set-2023
Referência: MARÇAL, Wallace Gabriel Silva. Aprendizagem criativa: propostas de atividades para o ensino de guitarra elétrica. 2023. 58 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A presente monografia tem como temática a aprendizagem criativa na aula de guitarra elétrica. O objetivo geral da pesquisa foi compreender e aplicar algumas possibilidades da aprendizagem criativa no contexto de aulas de guitarra elétrica. Para isso, inicialmente, foram observados autores que já trataram sobre o assunto, bem como analisadas suas ideias e identificado como as abordagens criativas desses autores poderiam ser utilizadas na realização da presente pesquisa. Quanto à metodologia, utilizou-se da pesquisa bibliográfica, que fundamentou as propostas de atividades apresentadas neste trabalho. A partir da bibliografia, portanto, foi possível apresentar informações sobre o ensino de guitarra elétrica no Brasil e sobre a aprendizagem criativa e então propor, a partir das informações coletadas, atividades pautadas na aprendizagem criativa, ambos objetivos específicos desta pesquisa. Conclui-se que a aprendizagem criativa possui uma base teórica significativa, porém, por se tratar de um tema emergente, são escassos os trabalhos que discorram sua possível aplicabilidade no contexto do ensino de música, incluindo o de guitarra elétrica. Dessa forma, entendemos que o presente trabalho contribui para a aplicabilidade da aprendizagem criativa neste contexto.
Abstract: This final paper focuses on the creative learning in the electric guitar class. The general objective of the research was to understand the possibilities of creative learning in the context of electric guitar lessons. In order to reach this goal, initially, authors who had already dealt with the subject were observed, as well as analyzed their ideas and identified how the creative approaches of these authors could be used in the accomplishment of the present research. Methodology used the bibliographical research which supported the proposals for musical activities presented in this work. Therefore, from the bibliography it was possible to gather information about electric guitar teaching in Brazil and about creative learning, to then propose electric guitar teaching activities based on creative learning, both specific objectives of this research. It is concluded that creative learning has a significant theoretical basis, however, as it is an emerging theme, there are few works that discuss its possible applicability in the context of music teaching, including electric guitar teaching. therefore, we understand that the present work contributes to the applicability of creative learning in this context.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Música



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.