Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Almeida, Jéssica de | - |
dc.contributor.author | Nascimento, Guilherme Gabriel Aquino do | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Guilherme Gabriel Aquino do. Estudo da aplicação da técnica vocal lírica com canções de Waldemar Henrique. 2023. 44 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho buscou propor atividades de introdução à técnica vocal com o repertório de música de câmara brasileira. Para tanto, estabeleceu-se como objetivos específicos i. Estudar métodos e materiais de introdução à técnica vocal, utilizados pelos principais cursos de canto erudito de Brasília/DF; e ii. analisar as possibilidades de introdução à técnica vocal com o repertório de música de câmara brasileira. A partir da análise de documentos das principais instituições de ensino de Brasília, Escola de Música de Brasília e Universidade de Brasília, localizou-se os principais métodos de canto utilizados, possíveis repertórios para a introdução à técnica vocal e seus respectivos currículos do curso de canto erudito. Também se localizou referencial bibliográfico a partir na plataforma google acadêmico e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) para caracterizar o ensino de canto no Brasil. A partir deste levantamento, pontuou-se algumas características do ensino através de métodos europeus e norte-americanos, que foram tomadas como base para propostas de atividades com o repertório de música de câmara brasileira. Dessa forma, concluiu-se que há exercícios propostos de fonética, dicção, articulação e fraseado nos materiais internacionais que podem ser aproveitados e utilizados para a introdução da técnica a partir do repertório brasileiro. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Canto lírico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Canções brasileiras | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pedagogia vocal | pt_BR |
dc.title | Estudo da aplicação da técnica vocal lírica com canções de Waldemar Henrique | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-09-18T14:23:32Z | - |
dc.date.available | 2023-09-18T14:23:32Z | - |
dc.date.submitted | 2023-02-15 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/35872 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research intended to propose activities for introducing vocal technique with brazilian’s art songs repertoire. Therefore, it was settled as specific objectives i. Study methods and materials for introducing vocal technique, used by the main lyrical singing courses in Brasília/DF; and ii.analyze the possibilities of introducing vocal technique with Brazilian’s art songs repertoire. From the analysis of documents from the main teaching institutions in Brasília, Escola de Música de Brasília and Universidade de Brasília, the leading singing methods used, the possible repertoires for the introduction to vocal technique and their respective curriculum of the classical singing course were found. A bibliographical reference was also found from the Google Scholar and the Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) platforms to identify the singing teaching scenery in Brazil. From this survey, some elements of teaching, especially through European and North American methods, were referred, which were taken as a basis to propose activities with brazilian’s artsongs repertoire. In this degree, it was concluded that there are proposed exercises in phonetics, diction, articulation and phrasing in international materials that can be appropriated and used to introduce the technique to the Brazilian songs. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Música
|