Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35870
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_JoaoPauloFariasNery_tcc.pdf571,69 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O ensino da leitura musical à primeira vista na guitarra elétrica : perspectivas sobre as estratégias pedagógicas e metodológicas de três professores de Música em Brasília
Autor(es): Nery, João Paulo Farias
Orientador(es): Cernev, Francine Kemmer
Assunto: Guitarra
Professores de música
Música popular
Data de apresentação: 16-Fev-2023
Data de publicação: 18-Set-2023
Referência: NERY, João Paulo Farias. O ensino da leitura musical à primeira vista na guitarra elétrica: perspectivas sobre as estratégias pedagógicas e metodológicas de três professores de Música em Brasília. 2023. 43 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O presente trabalho possui como tema a leitura à primeira vista na guitarra elétrica e seus impactos na formação de guitarristas. Sendo assim, o objetivo geral deste estudo é investigar as abordagens pedagógicas e os processos de ensino de docentes de guitarra elétrica em relação à leitura musical à primeira vista (LMPV). Os objetivos específicos, por sua vez, são: a) conhecer a trajetória musical de professores de guitarra que ensinam LMPV; b) averiguar as estratégias metodológicas utilizadas por eles a fim de desenvolver uma LMPV fluente no instrumento e c) analisar algumas recomendações pedagógicas propostas por tais docentes. A metodologia empregada para alcançar essas finalidades foi a realização de entrevistas semiestruturadas com os professores, a partir das quais foram esquematizadas as principais dificuldades encontradas pelos estudantes, com o intuito de catalogar informações que pudessem evidenciar desafios comuns. Desse modo, a análise dos dados coletados revelou como cada docente aprendeu e incentiva a prática da leitura musical à primeira vista em seus alunos, o que permitiu extrair entendimentos pessoais e outras tendências educacionais contemporâneas. Como resultado, o trabalho contempla algumas estratégias metodológicas e pedagógicas com potencial para auxiliar professores de guitarra elétrica.
Abstract: This monograph has as its theme sight-reading in the electric guitar and its impacts on the studies of guitarists. Therefore, the general objective of this study is to investigate the pedagogical approaches and teaching processes of electric guitar teachers in relation to sight-reading. In regard of specific objectives, this work aims to: a) get to know the musical trajectory of guitar teachers who teach sight-reading; b) verify the methodological strategies used by these educators in order to develop a fluent sight-reading in the instrument and c) analyze some pedagogical recommendations proposed by them. The methodology used to reach such goals was semi structured interviews with these teachers, from which it was possible to outline the main difficulties encountered by students, in order to catalog informations that could provide common challenges faced by them. The data analysis revealed how each teacher learned and encouraged the practice of sight-reading in their students, in a manner that allowed the extraction of personal understandings and other contemporary educational tendencies. As a result, this research contemplates some methodological and pedagogical strategies with potential to aid electric guitar teachers.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Música



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.