Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Costa, Jonatas Maia da | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Cézar Matheus Guedes | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Cézar Matheus Guedes. A prática pedagógica da educação física no Programa Educação com Movimento. 2022. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo teve como objetivo abordar a experiência de professores de Educação Física em regência do Programa Educação com Movimento no Distrito Federal. Trata-se de um estudo exploratório de abordagem qualitativa, e que para obtenção dos dados foram utilizadas entrevistas semi-estruturadas. Os resultados, à luz dos depoimentos, mostram o quão importante tem sido o Programa. O Programa permite aos alunos o primeiro conhecimento do que é educação física, além de poder desenvolver as dimensões motoras, cognitivas, e sociais, de forma lúdica. A falta do Programa Educação com Movimento em algumas escolas do DF faz com que os alunos tenham um retrocesso nestes desenvolvimentos, e/ou nem tenham nenhum desenvolvimento. Conclui-se que, o Programa Educação com Movimento é de suma importância, mas a educação física precisa ser valorizada, precisa ser obrigatório o próprio professor de educação física ministrar a matéria educação física nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, para que ações educativas como estas, sejam valorizadas e continue em expansão para todas as escolas. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação física escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Atividade física | pt_BR |
dc.subject.keyword | Exercícios físicos para crianças | pt_BR |
dc.title | A prática pedagógica da educação física no Programa Educação com Movimento | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-09-18T13:49:41Z | - |
dc.date.available | 2023-09-18T13:49:41Z | - |
dc.date.submitted | 2022-09-28 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/35867 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | .The present study aimed to describe the experience of Physical Education teachers in the Education with Movement Project in the Federal District. This is an exploratory study with a qualitative approach, and semi-structured interviews were used to obtain the results. The results, in the light of the testimonials, show how important the Program is. The Program provides students with the first knowledge of what physical education is, in addition to being able to develop the motor, cognitive, and social dimensions, in a playful way. The lack of the Education with Movement Program in some schools in the DF causes students to have a setback in these developments, and/or not have any development at all. It is concluded that the Education with Movement Program is of paramount importance, but physical education needs to be valued, it needs to be mandatory for the physical education teacher to teach physical education in the Initial Years of Elementary School, so that Projects like this, are valued and continue to expand to all schools. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|