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Título: A adequação do jogo de RPG de mesa para as experiências corporais nas aulas de educação física
Autor(es): Andrade, Carlos Henrique Messias Lima de
Orientador(es): Húngaro, Edson Marcelo
Assunto: Atividade física
Role Playing Game (RPG)
Data de apresentação: 26-Set-2022
Data de publicação: 18-Set-2023
Referência: ANDRADE, Carlos Henrique Messias Lima de. A adequação do jogo de RPG de mesa para as experiências corporais nas aulas de educação física. 2022. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O presente estudo tem como principal objetivo, analisar e demonstrar todas as qualidades do jogo de RPG de mesa. Os role playing games, mais popularmente conhecidos como RPG, que podem ser traduzidos como “Jogo de Interpretação de Papéis" ou “Jogo de Interpretação de Personagens”, é um tipo de jogo onde a imaginação é quem comanda a trama. Neste jogo, um grupo de pessoas se reúne para construir uma narrativa em que cada pessoa se torna um personagem, bem parecido com o teatro de improviso, onde tudo é feito na hora e a história se constrói à partir do que cada personagem está fazendo naquele instante. Neste jogo há além dos jogadores, o mestre, que é quem dá o norte da história e dita quais serão os próximos passos dados. O rpg na educação física é visto como um jogo que possibilita o jogador se manifestar corporalmente, uma vez que a interpretação é compreendida como algo que dá liberdade e necessita de uma expressividade do corpo, para que as atuações sejam sentidas e a história possa se “desenrolar”. O jogo de RPG de mesa é um aliado poderoso no que tange a evolução corporal e suas atitudes. Isto porque, durante as sessões, que é o nome dado as partidas jogadas, os jogadores necessitam encenar, e nesta encenação mudam o tom da voz, muitas vezes modificam roupas, gestos e realmente viram um personagem. Com esta atuação, o indivíduo mesmo que não perceba, vai perdendo a vergonha de falar em público, a timidez e outras características pessoais que podem atrapalhar o seu desenvolvimento, contudo, todas essas possibilidades que o jogo traz, podem ser utilizadas para o âmbito escolar, pensando prioritariamente no que diz respeito a vergonha e a timidez, essas duas características, juntas podem atrapalhar e muito o desenvolvimento da pessoa dentro da escola, e inclusive muitos alunos relatam que possuem vergonha de participar das aulas de Educação Física, pois muitas vezes não têm coordenação suficiente para correr, chutar uma bola ou realizar outras atividades propostas nas aulas. Com isso, já conseguimos perceber uma qualidade do jogo que pode ser totalmente utilizada nas aulas. Com todas essas qualidades do jogo de RPG de mesa citadas acima, podemos perceber sua infinidade de possibilidades e como elas podem ser utilizadas nas aulas de Educação Física, este jogo é conhecido em todas as partes do mundo, podendo ser visto em filmes, séries e livros dos mais variados anos, e com isso, durante várias sessões observadas e jogadas, pude perceber como esse jogo é rico de informações que passam despercebido nos jogadores. Portanto, com esse estudo, pretendo mostrar a riqueza de detalhes do RPG de mesa e todas as suas qualidades. O RPG de mesa é um jogo que crianças, jovens, adultos, homens, mulheres e todas as pessoas da sociedade podem jogar, com isso, todos que possuem conhecimento do jogo e como ele é, podem perceber através desta pesquisa, que ele não é simplesmente um modo de se divertir com os amigos, e que nas entrelinhas das sessões, existem muitas coisas que ninguém vê, mas que estão lá, como o desenvolvimento cognitivo, criação de laços afetivos, socialização e outras qualidades que iremos perceber durante esse estudo. O presente estudo concluiu que o jogo deve fazer parte das aulas de Educação Física no âmbito escolar, e não somente nesta, mas também em todas as outras matérias, pois como afirma Saviani ao introduzir a pedagogia histórico-crítica, a educação tem que ser crítica e não reprodutivista.
Abstract: This study has as its main objective, to analyze and demonstrate all the qualities of the tabletop rpg game. Role playing games, more popularly known as RPG, which can be translated as "Role-Playing Game" or "Role-Playing Game", is a type of game where the imagination is what commands the plot. In this game, a group of people get together to build a narrative in which each person becomes a character, much like improvisational theater, where everything is done on the spot and the story is built based on what each character is doing at that moment. In this game there are, besides the players, the master, who is the one who gives the story direction and dictates what the next steps will be. RPGs in physical education are seen as a game that allows the player to manifest himself corporally, once the interpretation is understood as something that gives freedom and needs the body's expressiveness, so that the performances are felt and the story can "unfold". The role-playing game is a powerful ally when it comes to the evolution of the body and its attitudes. This is because during the sessions, which is the name given to the games played, the players need to act, and in this acting they change the tone of their voices, often change clothes, gestures, and really become a character. With this performance, the individual, even if he doesn't realize it, loses the shame of speaking in public, shyness, and other personal characteristics that can hinder his development. However, all these possibilities that the game brings can be used for the school environment, thinking primarily about what concerns shame and shyness, These two characteristics together can hinder a lot the person's development inside the school, and even many students report that they are ashamed to participate in physical education classes, because many times they do not have enough coordination to run, kick a ball, or perform other activities proposed in the classes. With this, we can already perceive a quality of the game that can be fully used in the classes. With all these qualities of the table RPG game mentioned above, we can realize its infinite possibilities and how they can be used in Physical Education classes. This game is known all over the world, and can be seen in movies, series, and books from many different years, and with that, during several sessions observed and played, I could see how this game is rich in information that goes unnoticed by the players. Therefore, with this study, I intend to show the richness of details of the tabletop role-playing game and all its qualities. The table RPG is a game that children, young people, adults, men, women and all people in society can play, so everyone who has knowledge of the game and how it is, can realize through this research, that it is not simply a way to have fun with friends, and that between the lines of the sessions, there are many things that no one sees, but that are there, such as cognitive development, creation of emotional bonds, socialization and other qualities that we will realize during this study. The present study concluded that the game must be part of the Physical Education classes in the school environment, and not only in this, but also in all other subjects, because as Saviani states when introducing the critical-historical pedagogy, education has to be critical and not reproductive.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2022.
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