Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35864
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_TainaraSampaio_ThiagoReis_tcc.pdf384,48 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Percepção de estudantes da Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília sobre retorno às aulas presenciais
Autor(es): Sampaio, Tainara Rodrigues Correia
Reis, Thiago Medeiros
Orientador(es): Safons, Marisete Peralta
Assunto: Ensino Remoto Emergencial (ERE)
Estudantes universitários - Educação Física
Covid-19
Data de apresentação: 14-Fev-2023
Data de publicação: 18-Set-2023
Referência: SAMPAIO, Tainara Rodrigues Correia; REIS, Thiago Medeiros. Percepção de estudantes da Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília sobre retorno às aulas presenciais. 2023. 26 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O presente estudo apresenta as percepções dos estudantes regularmente matriculados no 2/2022 nos cursos de educação física da Universidade de Brasília, sobre o retorno a presencialidade das atividades acadêmicas no período pós-pandemia da covid-19. Para coleta das informações, foi construído e aplicado um formulário on-line através do Google Forms com 29 questões sobre o retorno as aulas presenciais. Foram obtidas 68 respostas. A amostra foi de 57,4% de participantes do sexo Masculino e 42,6% participantes do sexo Feminino, na faixa etária entre 18 e 60 anos de idade. Os dados obtidos indicam que 94,1% da amostra percebeu que a Faculdade de Educação Física - FEF disponibilizou dispensadores de álcool em gel, 95,6% informaram que ocorreu a disponibilização de cartazes com orientações sobre a Covid-19. Outra impressão foi que 76,5% dos alunos informaram que no ensino remoto, não conseguiram manter o mesmo foco ao assistir às aulas do semestre presencial e que 63,2% dos alunos se sentiram preparados emocionalmente para o retorno à sala de aula. Os dados também mostram que (n=47) responderam que foram afetados em suas vidas pessoais com o distanciamento social, solidão, introspecção, aumento dos problemas de saúde mental, confiança em colegas, relatos sobre a necessidade de aulas práticas, falta de equipamentos eletrônicos para acompanhar as aulas on-line.
Abstract: This study presents the perceptions of students regularly enrolled on 2/2022 in physical education courses at the University of Brasília, about the return to face-to-face academic activities in the post-pandemic period of covid-19. To collect the information, an on-line form was built and applied through Google Forms with 29 questions about the return to face-to-face contact. 68 responses were obtained. The sample consisted of 57.4% male participants and 42.6% female participants, aged between 18 and 60 years old. The data obtained indicate that 94.1% of the sample realized that the Faculty of Physical Education - FEF made gel alcohol dispensers available, 95.6% reported that posters with guidelines on Covid-19 were made available. Another impression was that 76.5% of students reported that in remote learning, they were unable to maintain the same focus when attending classes in the face-to-face semester and that 63.2% of students felt emotionally prepared to return to the classroom. The data also show that (n=47) respondents were affected in their personal lives by social distancing, loneliness, introspection, increased mental health problems, trust in colleagues, reports of the need for practical classes, lack of electronic equipment to attend classes on-line.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.