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dc.contributor.advisorMól, Gerson de Souza-
dc.contributor.authorJacintho, Bruno Schio-
dc.identifier.citationJACINTHO, Bruno Schio. O uso de atividades experimentais nas aulas de Química no ensino médio como motivação para os estudos de conceitos científicos. 2022. 52 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2022.pt_BR
dc.description.abstractA experimentação no Ensino de Química pode ser vista de duas maneiras: a maneira boa ou a ruim. Há quem goste de ver experimentos sendo feitos com mudanças de cor ou explosões, no entanto, a partir dessa visão simplista, a Química é transformada em vilã, já que a experimentação é vista somente como meio de satisfação visual, sem finalidades pedagógicas para tal, focando no ver e não no saber e entender. As maiores problemáticas de ministrar atividades experimentais nas aulas são a falta de recursos, espaço físico, materiais, reagentes, tempo e desinteresse por parte dos alunos. Desinteresse esse que é evidente nas salas de aula, pois acreditam que a Química se trata de uma disciplina teórica, difícil e com muitos cálculos. Os desafios enfrentados pelos professores aliados ao fato do desinteresse dos alunos pela disciplina, fazem com que muitos docentes optem por deixarem de lado este recurso didático fantástico. A experimentação demonstrativa-investigativa vem para quebrar com esse paradigma e mostrar aos alunos que a Química pode ensinar e ser divertida ao mesmo tempo, além de ter aplicação no dia a dia e no contexto em que os alunos estão inseridos. Muitos alunos relataram que conseguiram absorver melhor o conteúdo “vendo na prática”, além de ser mais visual e de mais fácil absorção por parte dos discentes. Com o objetivo de desenvolver atividades experimentais com cunho pedagógico nas aulas de Química do Ensino Médio, podendo ser feitas em sala de aula, sem a necessidade de um laboratório equipado ou materiais laboratoriais, aproposta deste trabalho é trazer e aplicar a experimentação demonstrativa investigativa, de modo que ao final do experimento o aluno seja capaz de compreender o fenômeno do ponto de vista submicroscópico, a partir de observações e elaboração de hipóteses, além de ver uma aplicabilidade em seu cotidiano a partir de um experimento contextualizado. Utilizando a metodologia de pesquisa qualitativa, um diário de pesquisa e relatórios de observações, podemos avaliar a participação dos alunos nessas atividades e também sua visão sobre a experimentação no Ensino e a motivação para o estudo dos conceitos científicos associados a ela. Os resultados obtidos com a pesquisa mostraram que apesar dos experimentos fugirem da rotina da sala de aula e tornarem as aulas mais dinâmicas, somente o experimento em si não é garantia de aprendizagem dos conteúdos da disciplina, uma vez que este recurso didático combinado com outros pode se tornar mais efetivo.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordQuímica - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordExperimentos químicospt_BR
dc.titleO uso de atividades experimentais nas aulas de Química no ensino médio como motivação para os estudos de conceitos científicospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2023-09-18T12:45:23Z-
dc.date.available2023-09-18T12:45:23Z-
dc.date.submitted2022-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/35856-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
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