Resumo: | A educação Física escolar brasileira passou por diversos momentos ao longo de sua história, utilizando-se de diversas concepções, como a eugênica, a higienista e a militarista. O modelo esportivista, que teve destaque a partir de meados da década de 1960, por mais que ainda seja bastante presente nas aulas de educação física escolar dos dias atuais, passou a ser criticado, sobretudo a partir da década de 1980 (DARIDO; RANGEL, 2005). A Educação Física, atualmente, é composta por um conjunto de concepções pedagógicas que é utilizado para abordar os diversos conhecimentos que fazem parte da disciplina e que abrangem conteúdos da cultura corporal que vão além do esporte tradicional (BRASIL, 1997). Segundo Darido e Souza Júnior (2007), ao longo da história da Educação Física, a dimensão procedimental dos conteúdos foi sempre priorizada. O Brasil é conhecido mundialmente como o “país do futebol”. Segundo SILVA e CAMPOS (2014), o futebol não deve ser entendido apenas como um esporte – com um conjunto de regras, organizado em federações etc. –, pois é muito mais do que isso, uma vez que traz uma infinidade de conexões históricas e dilemas sociais. Para eles, existem diversos outros locais e espaços nos quais o conteúdo pode ser abordado, com variadas metodologias, incluindo o futebol virtual (que faz parte de um enorme conjunto do que chamamos de jogos eletrônicos). Apesar de a cultura lúdica se constituir como um dos conteúdos da educação física escolar há bastante tempo, os jogos eletrônicos, que são uma das formas mais recentes de sua expressão na nossa sociedade eletrônica e midiática, ainda não passaram a ser tema corriqueiro nas propostas de ensino da disciplina (DA SILVEIRA; TORRES, 2007). Este estudo analisa as possibilidades da utilização dos jogos eletrônicos no ensino do conteúdo futebol nas aulas de educação física escolar pela visão de profissionais e estudantes da área. A pesquisa se caracteriza como exploratória e utiliza uma abordagem qualitativa. A amostra foi composta por acadêmicos e licenciados em Educação Física, contabilizando 45 participantes, que responderam a um questionário por meio da ferramenta Google Formulários criado com base na escala do tipo Likert, com 25 afirmações, divididas em quatro seções. Os resultados apontam que existem algumas possibilidades que tornam aceitável e interessante a utilização dos jogos eletrônicos como recurso didático nas aulas de educação física, como a compreensão das regras do jogo, bem como suas táticas. |