Título: | Questionário para determinação da importância que os professores de educação física atribuem aos conteúdos do voleibol : validação de conteúdo |
Autor(es): | Rodrigues, Marcelo Couto Jorge |
Orientador(es): | Pérez Morales, Juan Carlos |
Assunto: | Voleibol Educação física escolar |
Data de apresentação: | 14-Fev-2023 |
Data de publicação: | 14-Set-2023 |
Referência: | RODRIGUES, Marcelo Couto Jorge. Questionário para determinação da importância que os professores de educação física atribuem aos conteúdos do voleibol: validação de conteúdo. 2023. 62 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado e Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | Objetivou-se neste trabalho construir e validar em seu conteúdo a versão preliminar Questionário de Análise dos Conteúdos da Educação Física no Voleibol (QAC-Vb), o qual contempla 5 dimensões ou conteúdos do Voleibol, com o intuito de identificar a importância e a frequência que os professores atribuem no momento de abordar essa modalidade esportiva nas aulas Educação Física. Para isso, chamaram-se 3 professores pesquisadores com experiência em aulas de Voleibol na Educação Física escolar para verificar a pertinência e opinar a respeito da construção dos itens do questionário e três especialistas, treinadores de excelência em Voleibol, os quais participaram do processo de validação de conteúdo do questionário proposto a partir do coeficiente de validade de conteúdo (CVC). Como resultado, todos os itens do questionário obtiveram notas de CVC superiores a 0,8 mostrando-se validos para o que se buscou analisar. Conclui-se então, que os 21 itens presentes no QAC-Vb apresentaram evidências de validade de conteúdo que permitem determinar uma adequada representatividade dos conteúdos do voleibol. Este número representativo de itens contribuiu para verificar que tanto aspectos técnicos, táticos, físicos, psicológicos e exercícios são tidos como conteúdos relevantes da Educação Física Escolar quando abordado o Voleibol. |
Abstract: | The objective of this study was to construct and validate the preliminary version of the Questionnaire for the Analysis of Contents in Physical Education in Volleyball (QAC-Vb), which includes 5 volleyball dimensions or content’s, with the aim of identifying the importance and frequency that teachers attribute when approaching this sport modality in Physical Education classes. Thus, 3 research teachers with experience in Volleyball classes in Physical Education were called to verify the pertinence and give their opinion on the construction of the items and 3 specialists, excellence coaches in Volleyball, who participated in the validation process of content based on the content validation coefficient (CVC). As a result, all instructed items obtained CVC scores were greater than 0.8, proving to be valid for what we sought to analyze. It is concluded, then, that the 21 items presented in the QAC-Vb proved the validity of content that allows to determine an adequate representativeness of the contents of volleyball. This representative number of items contributed to verify that both the technical, tactical, physical, psychological and exercise aspects are considered relevant contents of School Physical Education when Volleyball, is appropriate. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2023. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.