Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35808
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_RosanyDeOliveiraPeixoto_tcc.pdf220,81 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A atuação da educação física em um hospital de reabilitação : um relato de experiência
Autor(es): Peixoto, Rosany de Oliveira
Orientador(es): Porto, Luiz Guilherme Grossi
Assunto: Profissional de educação física
Reabilitação motora
Professores de educação física
Data de apresentação: 14-Fev-2023
Data de publicação: 14-Set-2023
Referência: PEIXOTO, Rosany de Oliveira. A atuação da educação física em um hospital de reabilitação: um relato de experiência. 2023. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O profissional de Educação Física é especialista em atividades físicas e possui formação para atuar nos três níveis de atençãoemsaúde,sendoohospitalumdospossíveislocaisdeatuação.O presente estudo tem como objetivo relatar a experiência vivenciada em estágio supervisionado extracurricular em Educação Física em um hospital de referência em reabilitação.Esteestudose caracteriza como um relato de experiência de abordagem qualitativa e caráter descritivo, sistematizado a partir das vivências de atividades realizadas durante o período de um ano. As atividades foram realizadas nos programas de reabilitação da pediatria, da ortopedia e da reabilitação neurológica e proporcionaram a inserção dos pacientes em um programa de exercícios físicos durante o período de internação. A experiência vivenciada no estágio possibilitou a observação e prática das possibilidades de atuaçãodaEducaçãoFísicanocontexto hospitalar eaconsolidaçãodaprofissãonessecontexto,queaindaérecentequandocomparadaàs demais profissões da saúde. Também possibilitou o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para a atuação profissional, bem como a ampliação do olhar sobre a formação em saúde no currículo de Bacharelado em Educação Física, que ainda me parece relativamente frágil. Tendo em vistaocrescimentodaEducaçãoFísicanocontextodesaúde,fica evidente a necessidade de maior articulação entre a formação e a intervenção profissional relacionadas à área da saúde. O relato de experiência poderá contribuir para a produção de conhecimento na área da saúde, ao descrever as atividades desenvolvidas no hospital de reabilitação, além de gerar reflexões sobre a contribuição dos currículos atuais em Educação Física para a formação e intervenção na área da saúde.
Abstract: The Physical Education professional is a specialist in physical activities and has trained towork at the three levels of health care,andthehospitalisoneofthepossibleplacestowork.Thestudy aims to report the experience in an extracurricularsupervisedinternshipinPhysicalEducationin a reference rehabilitation hospital. This study is characterized as an experience report with a qualitative approach and descriptive character, systematized from the experiences of activities performed during one year. The activities were carried out in the pediatrics, orthopedics, and neurological rehabilitation programs and provided the inclusionofpatientsinaphysicalexercise program during the hospitalization period. The internshipexperienceallowedfortheobservation and practice of the possibilities of Physical Education in the hospital context and the consolidation of the profession in this context, which is still recent compared to other health professions. It also enabled the development of skills and abilities necessary for professional performance, as well as the broadening of the look onhealthtrainingintheBachelorofPhysical Education curriculum, which still seems relatively fragile. Considering the growth of Physical Education in the health context, it is clear that there is a need for better articulation between training and professional intervention related to health. The experience report may contribute to the production of knowledge in the health area, by describing the activities carried out in the rehabilitation hospital, besides generating reflections on the contribution of the current curricula in Physical Education for training and intervention in the health area.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.