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Título: Impacto da atividade física no transtorno do espectro autista : uma revisão
Autor(es): Santos, Betânia Sabino
Orientador(es): Goulart, Cláudia Maria
Coorientador(es): Olegário, Raphael Lopes
Assunto: Transtorno do espectro autista
Atividade física
Exercícios físicos
Data de apresentação: 20-Jun-2023
Data de publicação: 12-Set-2023
Referência: SANTOS, Betânia Sabino. Impacto da atividade física no transtorno do espectro autista: uma revisão. 2023. 23 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O presente estudo tem como foco principal abordar sobre os benefícios da atividade física para indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Visando abordar a problemática sobre quais os benefícios da atividade física em adultos com TEA, esse trabalho justifica-se por buscar descobrir sobre esse tema para valorização da qualidade de vida desses indivíduos, possibilitando mais uma área de atuação profissional que ainda não possui programas específicos de atividade física. O objetivo principal foi apresentar como tem sido abordado no Brasil pesquisas sobre o tema. A metodologia utilizada compreendeu uma pesquisa básica, de abordagem qualitativa e de caráter exploratório, a partir de um levantamento em bases de dados eletrônicas. A partir dos achados, concluiu-se que a atividade física promove um melhor desenvolvimento das potencialidades e participação ativa de indivíduos com TEA.
Abstract: The main focus of this study is to address the benefits of physical activity for individuals with Autistic Spectrum Disorder (ASD). Aiming to address the problem of what are the benefits of physical activity in adults with ASD, this work is justified by seeking to find out about this topic to enhance the quality of life of these individuals, enabling another area of professional activity that still does not have specific programs of physical activity. The main objective was to present how research on the subject has been approached in Brazil. The methodology used comprised basic research with a qualitative and exploratory approach, based on a survey in electronic databases. From the findings, it was concluded that physical activity promotes the development of the potential and active participation of individuals with ASD.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2023.
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