Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/35790
Título: | As lutas como conteúdo da educação física escolar : análise das unidades didáticas do Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (PROEF) |
Autor(es): | Alencar, Beatriz |
Orientador(es): | Leite, Jaciara de Oliveira |
Assunto: | Educação física escolar Lutas corporais |
Data de apresentação: | 2023 |
Data de publicação: | 12-Set-2023 |
Referência: | ALENCAR, Beatriz. As lutas como conteúdo da educação física escolar: análise das unidades didáticas do Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (PROEF). 2023. 46 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo geral identificar e apontar possibilidades pedagógicas para o ensino das lutas na Educação Física Escolar. E como objetivos específicos: a) Identificar e analisar a produção acadêmica sobre lutas na Educação Física Escolar nas dissertações e unidades didáticas no âmbito do Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (PROEF); b) destacar, a partir dos estudos realizados e da experiência da autora, os elementos fundamentais para o processo de ensino e aprendizagem do conteúdo das lutas na Educação Física Escolar. A pesquisa baseou-se em abordagem qualitativa e contou com os seguintes instrumentos: análise documental dos produtos educacionais “unidades didáticas” do PROEF, além da busca e estudo de livros e artigos científicos sobre: função social da escola pública; Educação Física escolar numa perspectiva crítica; a Educação Física e as lutas nos currículos oficiais escolares; conceituação de lutas e artes marciais; temáticas transversais do processo de ensino e aprendizagem de lutas - questão de gênero, agressividade e violência. A Análise documental apontou que o conteúdo lutas ainda é pouco estudado e explorado por pesquisadores, visto que ao identificar 167 produtos educacionais publicados no âmbito do PROEF, apenas 5 tomaram as lutas como objeto de estudo e de ensino. Esses dados expressam uma baixa produção de materiais didático-pedagógicos e podem acarretar prejuízo ao ensino das lutas na Educação Física Escolar, tendo em vista os discentes que não possuem experiência pessoal e de formação profissional prévias em lutas. Ao mesmo tempo, destaca-se a qualidade e a abrangência dos estudos encontrados e que partiram do “chão da escola” pública, demonstrando o compromisso com o conhecimento produzido sobre e para a Educação Física Escolar. A pesquisa e estudo a respeito das lutas, apontam para a riqueza de possibilidades pedagógicas desse conteúdo no contexto da Educação Física Escolar e seu potencial na formação humana. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2023. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.