Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Vianna, Lauro Casqueiro | - |
dc.contributor.author | Castro, Julia Dutra de | - |
dc.identifier.citation | CASTRO, Julia Dutra de. Imagem corporal, Instagram e EJA: uma perspectiva para a educação física escolar. 2022. 27 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade da Educação Básica destinada aos indivíduos que não concluíram a formação no período regular. Constituída com o propósito de democratização do ensino e equidade na preparação cidadã, é fundamental para ampliar as oportunidades de aproximação do conhecimento formal e transformação do meio em que esse aluno está inserido. Entretanto, a modalidade enfrenta adversidades em sua prática pedagógica e desabonos de seus componentes curriculares, o que resulta em uma desvalorização do ensino e aumento da evasão escolar. Dentro desse contexto prático dos componentes curriculares da EJA, a Educação Física (EF) é colocada em segundo plano e se têm poucos registros de investigações na literatura que proponha mudanças e acrescente alternativas na estabilização da disciplina para este público. Apesar da problemática, é sabido que a EF possui uma variedade de conteúdos que não se limita ao procedimental, e tem o amplo potencial de se aproximar da realidade dos alunos da EJA. Por isso, propomos um diálogo da EF na EJA com um tema atual e importante de ser tratado na conjuntura escolar, a Imagem Corporal, destacando sua relevância e associação com a promoção da saúde. Desse modo, este estudo analisou o aparato científico e verificou a conexão dos elementos elencados na pesquisa. Como conclusão dessa discussão, acreditamos na viabilidade da intervenção da IC no ambiente educacional e incentivamos a realização de estudos futuros para que sejam analisados métodos pedagógicos para atender as especificidades da EJA. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de Jovens e Adultos (EJA) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Imagem corporal | pt_BR |
dc.subject.keyword | Instagram (Rede social on-line) | pt_BR |
dc.title | Imagem corporal, Instagram e EJA : uma perspectiva para a educação física escolar | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-09-12T12:39:22Z | - |
dc.date.available | 2023-09-12T12:39:22Z | - |
dc.date.submitted | 2022-09-30 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/35789 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Youth and Adult Education (EJA) is a modality of Basic Education intended for young people and adults who have not completed training in the regular period. Constituted with the purpose of democratization of teaching and equity in citizen preparation, the modality faces adversities in its pedagogical practice and collapses of its curricular components. Within this practical context of the curricular components of EJA, Physical Education (EF) is placed in the background and there are few records of investigations in the literature that propose changes in this reality. Coexisting with the problem of education of mature students, the adornments related to negative body image have been alarming in relation to public health, given that the wide use of social networks such as Instagram, is one of the main factors of spreading the ideal body pattern. In this sense, this study aimed to discuss the possibility of including Body Image (IC) interventions in EF classes at EJA. Analyzing the scientific apparatus, the connection of the elements of the research was considered as viable and as an incentive for future studies that analyze pedagogical methods to meet the specificities of EJA. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação Física
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