Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35789
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_JuliaDutraDeCastro_tcc.pdf330,27 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorVianna, Lauro Casqueiro-
dc.contributor.authorCastro, Julia Dutra de-
dc.identifier.citationCASTRO, Julia Dutra de. Imagem corporal, Instagram e EJA: uma perspectiva para a educação física escolar. 2022. 27 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2022.pt_BR
dc.description.abstractA Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade da Educação Básica destinada aos indivíduos que não concluíram a formação no período regular. Constituída com o propósito de democratização do ensino e equidade na preparação cidadã, é fundamental para ampliar as oportunidades de aproximação do conhecimento formal e transformação do meio em que esse aluno está inserido. Entretanto, a modalidade enfrenta adversidades em sua prática pedagógica e desabonos de seus componentes curriculares, o que resulta em uma desvalorização do ensino e aumento da evasão escolar. Dentro desse contexto prático dos componentes curriculares da EJA, a Educação Física (EF) é colocada em segundo plano e se têm poucos registros de investigações na literatura que proponha mudanças e acrescente alternativas na estabilização da disciplina para este público. Apesar da problemática, é sabido que a EF possui uma variedade de conteúdos que não se limita ao procedimental, e tem o amplo potencial de se aproximar da realidade dos alunos da EJA. Por isso, propomos um diálogo da EF na EJA com um tema atual e importante de ser tratado na conjuntura escolar, a Imagem Corporal, destacando sua relevância e associação com a promoção da saúde. Desse modo, este estudo analisou o aparato científico e verificou a conexão dos elementos elencados na pesquisa. Como conclusão dessa discussão, acreditamos na viabilidade da intervenção da IC no ambiente educacional e incentivamos a realização de estudos futuros para que sejam analisados métodos pedagógicos para atender as especificidades da EJA.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação de Jovens e Adultos (EJA)pt_BR
dc.subject.keywordImagem corporalpt_BR
dc.subject.keywordInstagram (Rede social on-line)pt_BR
dc.titleImagem corporal, Instagram e EJA : uma perspectiva para a educação física escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2023-09-12T12:39:22Z-
dc.date.available2023-09-12T12:39:22Z-
dc.date.submitted2022-09-30-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/35789-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Youth and Adult Education (EJA) is a modality of Basic Education intended for young people and adults who have not completed training in the regular period. Constituted with the purpose of democratization of teaching and equity in citizen preparation, the modality faces adversities in its pedagogical practice and collapses of its curricular components. Within this practical context of the curricular components of EJA, Physical Education (EF) is placed in the background and there are few records of investigations in the literature that propose changes in this reality. Coexisting with the problem of education of mature students, the adornments related to negative body image have been alarming in relation to public health, given that the wide use of social networks such as Instagram, is one of the main factors of spreading the ideal body pattern. In this sense, this study aimed to discuss the possibility of including Body Image (IC) interventions in EF classes at EJA. Analyzing the scientific apparatus, the connection of the elements of the research was considered as viable and as an incentive for future studies that analyze pedagogical methods to meet the specificities of EJA.pt_BR
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.