Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35777
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_LillianMoraisDeAlmeida_tcc.pdf467,11 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Espiritualidade e atitudes frente à morte : percepção dos estudantes de enfermagem 
Autor(es): Almeida, Lillian Morais de
Orientador(es): Lago, Diane Maria Scherer Kuhn
Coorientador(es): Sousa, Janaina Meirelles
Assunto: Espiritualidade
Morte - aspectos religiosos
Enfermagem - formação
Data de apresentação: 2-Jul-2019
Data de publicação: 11-Set-2023
Referência: ALMEIDA, Lillian Morais de. Espiritualidade e atitudes frente à morte: percepção dos estudantes de enfermagem. 2019. 25 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Enfermagem) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019. 
Resumo: Introdução: A morte carrega consigo sentimentos de recusa e, por vezes, sentimentos de aceitação. Tais perspectivas podem ser avaliadas por diferentes pontos de vista, sejam elas, de familiares, profissionais da saúde e de estudantes, bem como influenciadas por diferentes variáveis, como crença, religião, experiências prévias com a morte. Objetivo: Identificar a correlação existente entre as variáveis da escala de Atitudes Perante a Morte, perdas de pessoas significativas e religião em discentes de enfermagem. Metodologia: pesquisa com abordagem quantitativa, analítica, realizada com 204 discentes de enfermagem de uma universidade pública do Distrito Federal, no período de agosto a dezembro de 2014. Os dados foram coletados por meio da aplicação de um questionário composto de dados sociodemográficos e da escala EAPAM. Resultados: A maioria dos discentes eram do sexo feminino, com média de idade de 20 anos, solteiros, católicos, cursavam entre o primeiro e quinto semestre da graduação, vivenciaram em sua maioria a perda de uma pessoa significativa, e apresentaram maiores médias nas dimensões aceitação de escape, seguidos das dimensões aceitação neutral e medo da morte. Conclusão: evidenciou-se que o perfil de atitudes acerca da morte apresenta-se diferente consoante a declaração de uma religião e entre grupos religiosos.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Enfermagem, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus UnB Ceilândia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.