Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Moura, Leides Barroso de Azevedo | - |
dc.contributor.author | Santana, Thaís Souza | - |
dc.identifier.citation | SANTANA, Thaís Souza. Longevidade e dignidade: um “serious game” para abordar ageismo e violências contra pessoas idosas. 2019. 34 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Enfermagem) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Objetivo: As violências contra pessoas idosas caracterizam-se como violação aos direitos humanos e representam um grave problema de saúde pública e do mundo social. O presente trabalho objetiva relatar o desenvolvimento de um jogo colaborativo na modalidade “Serious Game” como ferramenta lúdica e pedagógica na abordagem da temática do ageismo e outras violências. Método: Estudo de abordagem qualitativa desenvolvido em três etapas envolvendo: Pesquisa de revisão de literatura do tipo narrativa; Pesquisa em base de dados secundários coletados em estudo realizado com pessoas idosas moradores de uma região socioeconomicamente vulnerável do Distrito Federal; Preparo do Jogo Longevidade e Dignidade. Resultado: O jogo foi desenvolvido segundo critérios de valorização da jogabilidade baseado em análise de resultados da pesquisa de revisão narrativa e de dados secundários que possibilitaram construir as narrativas das cartas do jogo e a criação das seguintes categorias conceituais apresentadas no tabuleiro: Ilha de Solidariedade, Ilha de Cidadania, Ilha de Reflexão sobre Ageismo e Ilha de Risco. Conclusão: Conclui-se que resultados de pesquisa podem servir de base para construir ferramenta inovadora no formato de jogos cooperativos que proporcionam ludicidade, reflexão e protagonismo no enfrentamento das violências contra pessoas idosas. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Idosos - violência | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cidadania | pt_BR |
dc.subject.keyword | Participação social | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ageísmo | pt_BR |
dc.title | Longevidade e dignidade : um “serious game” para abordar ageismo e violências contra pessoas idosas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-09-11T21:11:16Z | - |
dc.date.available | 2023-09-11T21:11:16Z | - |
dc.date.submitted | 2019-06-25 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/35776 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Vieira, Ana Beatriz Duarte | - |
dc.description.abstract1 | Objective: Violence against older people represents a violation of human rights and it is a serious public health and social problem. This study reports the development of a collaborative game in the "Serious Game" modality that aims to be a ludic and pedagogical tool to be used in the prevention of ageism and other violence against people aged 60 years and older. Method: Study of qualitative approach developed in 3 stages involving: Integrative literature review research; Quantitative research based upon secondary data from a study conducted with people aged 60 years or more living in a socioeconomical vulnerable region of the Federal District; “Longevity and Dignity” game preparation. Results: The collaborative game "Longevity and Dignity" was based upon the creation of the following conceptual categories displayed on the board: Islands of Solidarity, Islands of Citizenship, Islands of Reflection on Ageism and Islands of Risk. Conclusion: Research
results can serve as a basis to build an innovative tool in the form of cooperative games that provide playfulness, reflection and protagonism against older adult violence. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro
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