Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Carayannis, Rosilei Justiniano | - |
dc.contributor.author | Queiros, Thiago dos Santos | - |
dc.identifier.citation | QUEIROS, Thiago dos Santos. Atividades de aprendizagem e procedimentos de ensino para uma aprendizagem ativa e significativa. 2023. 50 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras Espanhol) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Diante das diversas dificuldades enfrentadas em sala de aula, relacionadas à participação
e engajamento dos alunos, devido ao avanço tecnológico e ao fácil acesso à informação, as
Metodologias Ativas se mostram fundamentais nos planejamentos de aulas em que os alunos
sejam motivados e demonstrem interesse, tornando-os protagonistas de seu próprio processo de
aprendizado, enquanto o professor assume o papel de mediador. Ao adotar as MAs, o professor
permite que os alunos relacionem novos conhecimentos com o que já sabem, o que, segundo a
teoria de Ausubel, torna a aprendizagem mais significativa. De acordo com Ausubel (2003), a
interação entre conhecimentos prévios e novos recursos é essencial para estimular o
envolvimento dos alunos e promover uma aprendizagem significativa. Trata-se de uma
pesquisa exploratória e bibliográfica que teve como objetivo analisar as atividades de
aprendizagem e respectivos procedimentos de ensino encontrados em trabalhos acadêmicos, a
fim de identificar aquelas atividades que são consideradas ativas e significativas para o aluno.
Para isso, foram avaliados os elementos que caracterizam essas atividades, buscando identificar
quais procedimentos ou sequências são capazes de promover a atitude ativa do aluno, bem como
engajá-los e motivá-los durante sua aprendizagem. Para a busca dos trabalhos acadêmicos,
utilizamos o programa Publish or Perish, um software que seleciona e classifica trabalhos
científicos, com diversas variáveis. Após a análise das pesquisas científicas selecionadas, foram
identificadas diversas estratégias e dinâmicas que favorecem a participação ativa dos alunos,
promovendo uma aprendizagem significativa e uma atitude de motivação e engajamento. E
cabe destacar que estas estratégias, dinâmicas e procedimentos de ensino e aprendizagem
podem ser aplicados em qualquer área de aprendizagem, assim com na aula de espanhol como
língua estrangeira. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Metodologia ativa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Processo de ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudantes | pt_BR |
dc.title | Atividades de aprendizagem e procedimentos de ensino para uma aprendizagem ativa e significativa | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-09-11T14:48:03Z | - |
dc.date.available | 2023-09-11T14:48:03Z | - |
dc.date.submitted | 2023-07-18 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/35772 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | Ante las diversas dificultades enfrentadas en el aula, relacionadas con la participación
de los alumnos debido al avance tecnológico y al fácil acceso a la información, las Metodologías
Activas se muestran fundamentales en la planificación de clases en las que los alumnos estén
motivados y muestren interés, convirtiéndose en protagonistas de su propio proceso de
aprendizaje, mientras el profesor asume el papel de mediador. Tras adoptar las MA, el profesor
permite que los alumnos relacionen nuevos conocimientos con lo que ya saben, lo que, según
la teoría de Ausubel, hace que el aprendizaje sea más significativo. De acuerdo con Ausubel
(2003), la interacción entre conocimientos previos y nuevos recursos es esencial para estimular
la participación de los alumnos y promover un aprendizaje significativo. Se trata de una
investigación exploratoria y bibliográfica que tuvo como objetivo analizar las actividades de
aprendizaje y los respectivos procedimientos de enseñanza encontrados en trabajos académicos,
con el fin de identificar aquellas actividades que se consideran activas y significativas para el
alumno. Para ello, se evaluaron los elementos que caracterizan estas actividades, buscando
identificar qué procedimientos o secuencias son capaces de fomentar la actitud activa del
alumno, así como involucrarlos y motivarlos durante su aprendizaje. Para la búsqueda de
trabajos académicos, se utilizó el programa Publish or Perish, un software que selecciona y
clasifica trabajos científicos con diversas variables. Tras el análisis de las investigaciones
científicas seleccionadas, se identificaron diversas estrategias y dinámicas que favorecen la
participación activa de los alumnos, promoviendo un aprendizaje significativo y una actitud de
motivación y compromiso. Cabe destacar que estas estrategias, dinámicas y procedimientos de
enseñanza y aprendizaje pueden aplicarse en cualquier área de aprendizaje, así como en la clase
de español como lengua extranjera. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Letras - Espanhol
|