Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35772
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_ThiagoDosSantosQueiros_tcc.pdf1,06 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCarayannis, Rosilei Justiniano-
dc.contributor.authorQueiros, Thiago dos Santos-
dc.identifier.citationQUEIROS, Thiago dos Santos. Atividades de aprendizagem e procedimentos de ensino para uma aprendizagem ativa e significativa. 2023. 50 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras Espanhol) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, 2023.pt_BR
dc.description.abstractDiante das diversas dificuldades enfrentadas em sala de aula, relacionadas à participação e engajamento dos alunos, devido ao avanço tecnológico e ao fácil acesso à informação, as Metodologias Ativas se mostram fundamentais nos planejamentos de aulas em que os alunos sejam motivados e demonstrem interesse, tornando-os protagonistas de seu próprio processo de aprendizado, enquanto o professor assume o papel de mediador. Ao adotar as MAs, o professor permite que os alunos relacionem novos conhecimentos com o que já sabem, o que, segundo a teoria de Ausubel, torna a aprendizagem mais significativa. De acordo com Ausubel (2003), a interação entre conhecimentos prévios e novos recursos é essencial para estimular o envolvimento dos alunos e promover uma aprendizagem significativa. Trata-se de uma pesquisa exploratória e bibliográfica que teve como objetivo analisar as atividades de aprendizagem e respectivos procedimentos de ensino encontrados em trabalhos acadêmicos, a fim de identificar aquelas atividades que são consideradas ativas e significativas para o aluno. Para isso, foram avaliados os elementos que caracterizam essas atividades, buscando identificar quais procedimentos ou sequências são capazes de promover a atitude ativa do aluno, bem como engajá-los e motivá-los durante sua aprendizagem. Para a busca dos trabalhos acadêmicos, utilizamos o programa Publish or Perish, um software que seleciona e classifica trabalhos científicos, com diversas variáveis. Após a análise das pesquisas científicas selecionadas, foram identificadas diversas estratégias e dinâmicas que favorecem a participação ativa dos alunos, promovendo uma aprendizagem significativa e uma atitude de motivação e engajamento. E cabe destacar que estas estratégias, dinâmicas e procedimentos de ensino e aprendizagem podem ser aplicados em qualquer área de aprendizagem, assim com na aula de espanhol como língua estrangeira.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordMetodologia ativapt_BR
dc.subject.keywordProcesso de ensino-aprendizagempt_BR
dc.subject.keywordEstudantespt_BR
dc.titleAtividades de aprendizagem e procedimentos de ensino para uma aprendizagem ativa e significativapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2023-09-11T14:48:03Z-
dc.date.available2023-09-11T14:48:03Z-
dc.date.submitted2023-07-18-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/35772-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract2Ante las diversas dificultades enfrentadas en el aula, relacionadas con la participación de los alumnos debido al avance tecnológico y al fácil acceso a la información, las Metodologías Activas se muestran fundamentales en la planificación de clases en las que los alumnos estén motivados y muestren interés, convirtiéndose en protagonistas de su propio proceso de aprendizaje, mientras el profesor asume el papel de mediador. Tras adoptar las MA, el profesor permite que los alumnos relacionen nuevos conocimientos con lo que ya saben, lo que, según la teoría de Ausubel, hace que el aprendizaje sea más significativo. De acuerdo con Ausubel (2003), la interacción entre conocimientos previos y nuevos recursos es esencial para estimular la participación de los alumnos y promover un aprendizaje significativo. Se trata de una investigación exploratoria y bibliográfica que tuvo como objetivo analizar las actividades de aprendizaje y los respectivos procedimientos de enseñanza encontrados en trabajos académicos, con el fin de identificar aquellas actividades que se consideran activas y significativas para el alumno. Para ello, se evaluaron los elementos que caracterizan estas actividades, buscando identificar qué procedimientos o secuencias son capaces de fomentar la actitud activa del alumno, así como involucrarlos y motivarlos durante su aprendizaje. Para la búsqueda de trabajos académicos, se utilizó el programa Publish or Perish, un software que selecciona y clasifica trabajos científicos con diversas variables. Tras el análisis de las investigaciones científicas seleccionadas, se identificaron diversas estrategias y dinámicas que favorecen la participación activa de los alumnos, promoviendo un aprendizaje significativo y una actitud de motivación y compromiso. Cabe destacar que estas estrategias, dinámicas y procedimientos de enseñanza y aprendizaje pueden aplicarse en cualquier área de aprendizaje, así como en la clase de español como lengua extranjera.pt_BR
Aparece na Coleção:Letras - Espanhol



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.