Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Carayannis, Rosilei Justiniano | - |
dc.contributor.author | Cruz, Luma Gomes Lopes da | - |
dc.identifier.citation | CRUZ, Luma Gomes Lopes da. Análise de atividades didáticas sob a ótica do sociointeracionismo e do ensino comunicativo de espanhol como língua estrangeira. 2023. 49 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras Espanhol) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | No contexto do ensino de línguas estrangeiras no Ensino Médio e sob a perspectiva dos
parâmetros para a elaboração do livro didático do Plano Nacional do Livro Didático
2018 (PNLD), esta pesquisa tem como objetivo geral analisar se as atividades didáticas
do livro Cercanía Joven - volume 1 sob a ótica do sociointeracionismo e da abordagem
comunicativa. Como objetivos específicos, temos: i) Examinar se as atividades do
Cercanía Joven contribuem para um papel ativo, crítico e autônomo do aluno, dentro de
uma abordagem sociointeracionista e do ensino comunicativo. ii) Identificar se as
orientações didáticas dos livros do aluno e do professor estão de acordo com os
princípios da abordagem sociointeracionista e do ensino comunicativo do espanhol
como língua estrangeira. iii)Sugerir como as atividades analisadas podem ser ampliadas
para que elas sejam mais interativas e/ou comunicativas. Metodologicamente, trata-se
de uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, por esta, proporcionar uma
análise subjetiva dos fatores, no intuito de aportar maiores explicações e postulações
sobre o objeto de estudo. A análise mostra que o material didático apresenta insumos e
oportunidades reais de promover a comunicação do aluno, propondo debate, formulação
de hipóteses, construção de atividades dentro de determinado gênero, jogos, situações,
etc., o que fortalece o desempenho e expande as possibilidades linguísticas do aprendiz
na língua-alvo. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Língua espanhola - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Livros didáticos | pt_BR |
dc.title | Análise de atividades didáticas sob a ótica do sociointeracionismo e do ensino comunicativo de espanhol como língua estrangeira | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-09-11T13:58:00Z | - |
dc.date.available | 2023-09-11T13:58:00Z | - |
dc.date.submitted | 2023-02-23 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/35770 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | En el contexto de la enseñanza de lenguas extranjeras en la Enseñanza Media y bajo la
perspectiva de los parámetros para la elaboración del libro didáctico del Plan Nacional
del Libro Didáctico 2018 (PNLD), esta investigación tiene como objetivo general
analizar si las actividades didácticas del libro Cercanía Joven - volumen 1 bajo la óptica
del sociointeraccionismo y del enfoque comunicativo. Como objetivos específicos,
tenemos: i) Examinar si las actividades de Cercanía Joven contribuyen a un papel
activo, crítico y autónomo del alumno, dentro de un enfoque socio-interaccionista y de
la enseñanza comunicativa. ii) identificar si las orientaciones didácticas de los libros del
alumno y del profesor se ajustan a los principios del enfoque socio-interaccionista y de
la enseñanza comunicativa del español como lengua extranjera. iii)Sugerir cómo se
pueden ampliar las actividades analizadas para que sean más interactivas y/o
comunicativas. Metodológicamente, se trata de una investigación exploratoria de
enfoque cualitativo, por esta, proporcionar un análisis subjetivo de los factores, en el
intento de aportar mayores explicaciones y postulaciones sobre el objeto de estudio. El
análisis muestra que el material didáctico presenta insumos y oportunidades reales de
promover la comunicación del alumno, proponiendo debate, formulación de hipótesis,
construcción de actividades dentro de determinado género, juegos, situaciones, etc., lo
que fortalece el rendimiento y amplía las posibilidades lingüísticas del aprendiz en la
lengua de destino. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Letras - Espanhol
|