Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35768
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_LauraSilvaAlarcaoCarneiro_tcc.pdf491,88 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSilva Júnior, Antônio Luiz da-
dc.contributor.authorCarneiro, Laura da Silva Alarcão-
dc.identifier.citationCARNEIRO, Laura da Silva Alarcão. Crenças e expectativas de estudantes do estágio supervisionado sobre ser professor de espanhol. 2023. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Espanhol) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo investiga em que medida as atividades de estágio na disciplina “Estágio Supervisionado em Espanhol 1” influenciam nas crenças e expectativas dos estudantesparticipantes sobre ser professor de língua espanhola. É uma pesquisa qualitativa, na forma de um estudo de caso interpretativo, baseada nos estudos de Barcelos (2001, 2004, 2006, 2007) e Almeida Filho (2022) sobre crenças, e de Gomes e Soares (2013), Buscácio (2017), Hila (2014) e Soares (2017) sobre expectativas. Aborda aspectos da formação docente segundo Freire (1996) e Marques (2001), e também estudos de Almeida Filho (2005, 2020) no âmbito da Ciência Aplicada da Linguagem. A coleta de dados se deu através de questionário misto, entrevista narrativa e entrevista semiestruturada. Os resultados mostram transformações significativas nas crenças e expectativas dos estudantes-participantes antes, durante e após o estágio, e que a influência de modelos de referência foi um fator-chave para eles na escolha de seguir a carreira de professor de espanhol. As atividades de estágio foram consideradas muito importantes pelos estudantes-participantes, pois proporcionaram-lhes novas experiências e compreensão aprofundada da docência. A participação ativa também contribuiu para a aquisição de conhecimentos e habilidades complementares à formação teórica. Essas descobertas destacam a relevância de programas de estágio bem estruturados na formação de futuros professores de espanhol, promovendo motivação e preparação para a carreira. O estudo fornece insights valiosos para aprimorar a formação e a qualidade dos programas de estágio em língua espanhola.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordProfessores de espanholpt_BR
dc.subject.keywordEstágios supervisionadospt_BR
dc.titleCrenças e expectativas de estudantes do estágio supervisionado sobre ser professor de espanholpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2023-09-06T15:36:55Z-
dc.date.available2023-09-06T15:36:55Z-
dc.date.submitted2023-07-25-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/35768-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract2Este estudio investiga en qué medida las actividades de prácticas en la asignatura “Estágio Supervisionado em Espanhol 1” influyen en las creencias y expectativas de los estudiantesparticipantes sobre ser profesor de lengua española. Se trata de una investigación cualitativa, en forma de estudio de caso interpretativo, fundamentada a partir de estudios de Barcelos (2001, 2004, 2006, 2007) y Almeida Filho (2022) sobre creencias, y de Gomes y Soares (2013), Buscácio (2017), Hila (2014) y Soares (2017) sobre expectativas. Aborda aspectos de la formación docente según Freire (1996) y Marques (2001), y también estudios de Almeida Filho (2005, 2020) en el campo de la Ciencia Aplicada del Lenguaje. La colecta de datos se realizó a través de cuestionario semiabierto, entrevista narrativa y entrevista semiestructurada. Los resultados revelan transformaciones significativas en las creencias y expectativas de los estudiantes-participantes antes, durante y después de las prácticas, y que la influencia de los modelos de referencia fue un factor clave para ellos en la elección de seguir una carrera como profesores de español. Las actividades de la asignatura fueron consideradas muy importantes por los estudiantes-participantes, ya que les proporcionaron nuevas experiencias y una comprensión profunda de la docencia. La participación activa también contribuyó para la adquisición de conocimientos y habilidades que complementan la formación teórica. Estos resultados resaltan la relevancia de los programas de prácticas bien estructurados en la formación de futuros profesores de español, promoviendo la motivación y la preparación profesional. El estudio proporciona información valiosa para mejorar la formación y la calidad de los programas de prácticas en español.pt_BR
Aparece na Coleção:Letras - Espanhol



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.